domingo, janeiro 23, 2022

Indústria já respira sem ajuda de aparelhos

03/08 – Thais Herédia / G1

Se juntarmos todos os dados mais recentes e disponíveis sobre a indústria brasileira não há como duvidar: o setor já respira sem ajuda de aparelhos. Mas daí a sair andando para dar volta no corredor do hospital é outro estágio de recuperação, ainda distante. Segundo o IBGE, a produção industrial cresceu 1,1% em junho, o melhor resultado para o mês desde 2013. Bom, mas muito longe do ótimo. A indústria ainda está 18,4% menor do que o nível recorde alcançado exatamente há 3 anos. Mesmo com resultado positivo de junho passado, a estatística continua muito desfavorável ao setor.
A confiança dos empresários entrou numa rota ascendente, o que também é bom e é o melhor indicativo de que o setor tenha já saído da zona maior de risco. A utilização da capacidade instalada também “mexe os dedos” e melhora na margem, segundo a Confederação Nacional da Indústria. Porém, pelas previsões da entidade, em 2016 a ociosidade dos parques industriais será a pior em 15 anos! Quase 40% das máquinas e equipamentos está parada gerando custos além das perdas na produção. O levantamento da CNI é um fardo de baldes de gelo no alívio com resultado de junho: horas trabalhadas, emprego, massa salarial, está tudo caindo na casa dos 9% neste primeiro trimestre.
O problema não está só nos pátios. O índice de inadimplência corporativa está altíssimo, segundo o Serasa Expirian. Das empresas instaladas no país, mais da metade está com contas atrasadas, sendo 9% delas do setor industrial. Muitas não aguentaram o tranco e entraram com pedidos de recuperação judicial – indicador que apresenta alta de 7% este ano. O setor com mais dificuldade é o de micro e pequenas empresas, com mais da metade das empresas nesta situação. No levantamento sobre médias e grandes companhias, a opção pela recuperação judicial também disparou.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!