terça-feira, janeiro 25, 2022

Informais movimentam R$ 957 bi e geram renda em cadeia

17/10 – Queila Ariadne / O Tempo

Às margens da formalidade. Enquanto não acha um emprego com
carteira assinada, Leonardo Brito se vira nas ruas, vendendo balas

O Brasil tem quase de 12 milhões de desempregados e outros 10,7 milhões que estão subempregados ou inativos, mesmo em idade produtiva. Uma taxa recorde de gente sem emprego. Sem vaga no mercado formal, um exército de pessoas vai procurar sustento nas ruas, vendendo o que podem ou aquilo que sabem fazer. São enquadradas na chamada economia subterrânea, abaixo da linha que divide quem recolhe e quem não recolhe impostos. Atualmente, tudo que essa informalidade movimenta responde por 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que dá R$ 957 bilhões de acordo com estudos do Ibre/Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Ética Concorrencial (Etco).

Se por um lado a informalidade tira impostos da arrecadação pública, por outro continua movimentando o mercado formal. Com o crescimento do volume de vendedores tentando se virar nas ruas, o comércio e a indústria já estão até mesmo se adequando ao nicho em ascensão. Há dois meses, o grupo Decisão Atacarejo, por exemplo, criou um programa voltado para os baleiros, que, se no ano passado representavam 1% das vendas de balas, agora já são 5%. “Nossas vendas aumentaram muito, pois, como as contas continuam chegando, as pessoas sem emprego precisam de uma fonte de renda. Eles devem responder por 8% das vendas desse setor até o fim deste ano, e, no ano que vem, a meta é chegar a 15%”, afirma o gerente comercial Schester Carvalho.
Com dinheiro para comprar à vista, e praticamente todos os dias, eles são considerados clientes VIPs. “A ordem aqui é atendê-los sempre muito bem. Criamos um programa de fidelidade, no qual acumulam pontos que podem trocar por brindes ou descontos. Quando chega alguma novidade, entramos em contato via WhatsApp”.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!