quarta-feira, janeiro 26, 2022

INSS e IFB firmam acordo de cooperação técnica, em Brasília

Parceria promove capacitação de segurados em reabilitação profissional

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e o Instituto Federal de Brasília – IFB assinam acordo de cooperação técnica – ACT a fim de capacitar segurados em reabilitação profissional. A instituição, pública e gratuita, dispõe de cursos rápidos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

A assinatura do acordo pelo gerente-executivo do INSS no Distrito Federal (GEX DF), Lucindo Ribeiro da Silva Filho, e pelo reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, ocorreu na sede do IFB, em Brasília (DF), na última sexta-feira (19).

A assessora técnica da Reabilitação Profissional da Gerência-Executiva Distrito Federal do INSS, Claudinese Ribeiro, lembra que as primeiras tratativas que deram origem ao acordo ocorreram em junho deste ano entre profissionais da Agência da Previdência Social Taguatinga e do campus Ceilândia do IFB. A ideia é que segurados em reabilitação profissional possam ser encaminhados para a realização de cursos no instituto.

Segundo informações do IFB, projeto piloto no campus Ceilândia está previsto para este ano com até dois cursos entre Auxiliar Administrativo Financeiro, Auxiliar de Pessoal, Gestão de Práticas Empreendedoras e Operador de Computador. Além disso, pretende-se formar uma turma anual de Formação Inicial Continuada sobre Fundamentos de Ciência e Tecnologia, com módulos de ensino fundamental e médio.

Conforme destaca o gerente-executivo Lucindo Ribeiro da Silva Filho, o ACT sem repasse de verbas e com reserva de vagas aos reabilitandos representa uma grande conquista para a instituição no cumprimento do programa de Reabilitação Profissional.

“Oferecer educação profissional e tecnológica inclusiva e emancipatória integra a visão do IFB. Poder reinserir estes profissionais no mercado de trabalho, mas também na sociedade, é gratificante para a nossa instituição“, frisou o reitor do IFB, Wilson Conciani.

“A reserva de vagas para a reabilitação irá dar mais vazão e resolutividade ao programa”, avalia Claudinese Ribeiro. De acordo com a assessora, o ACT deve abarcar todos os campi do IFB e tem vigência de cinco anos.

Por ACS/SR-V / INSS

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

  1. Estou em processo de Reabilitação profissional pelo INSS – Gostaria de saber se podem indicar alguns profissionalizante, tenho Médio Completo, 55 Anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!