sexta-feira, janeiro 21, 2022

Integração entre Itamaraty e Apex é tema de reunião do Coscex

17/11 – Agência Indusnet Fiesp

Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

O Conselho Superior de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Coscex) recebeu o Ministério de Relações Exteriores (MRE), na manhã de quarta-feira (16/11), na sede da entidade, para discutir a promoção comercial brasileira.

Santiago Mourão, embaixador e subsecretário-geral de cooperação internacional, promoção comercial e temas culturais do MRE, esteve presente na reunião e falou sobre a integração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para reforçar a credibilidade do Brasil como parceiro de negócios, alavancando a competitividade do país. “Estamos com um avanço significativo, compartilhando com a Apex nossa base de dados, fazendo uma integração física nos escritórios deles e com os setores comerciais do Itamaraty. A ideia é juntar as duas partes alinhando as prioridades governamentais. É isso que ganhamos com essa nova percepção”, ressaltou.
Mourão falou também em estreitar o diálogo com o empresariado e afirmou que a Fiesp tem um papel central, que permite monitorar qual caminho o Itamaraty deve seguir. “Temos muito o que fazer e estamos abertos e dispostos.” Segundo o embaixador, o ministério vai procurar focar em dois caminhos. “Primeiro é o mercado; queremos aprofundar nosso intercâmbio com economias desenvolvidas, ampliar o foco em relação à Ásia (Índia, China). Dedicar uma atenção e tentar reestruturar o relacionamento com a África. E o segundo foco é com relação ao engajamento. Fazer negociação de acordos comerciais, olhando especialmente para o transatlântico. Esses são os negócios de interesse que precisamos tentar escorar”, disse.
Cooperação Internacional
Durante o encontro, Mourão falou sobre ter uma presença de cooperação mais proativa. “A ideia é que possamos ser catalisadores de um melhor conhecimento do Brasil e ofertas brasileiras. É necessário definir áreas de mercado e regiões para as quais o Brasil possa aportar cooperação e que estejam associadas com a nossa produção. Além disso, precisamos discutir qual modelo de cooperação que nos permita isso para poder seguir adiante.”
A reunião foi mediada pelo embaixador Rubens Barbosa, presidente do Coscex. Participaram também Paula Aguiar Barboza, chefe da divisão comercial com a Europa e América do Norte do MRE e conselheira do Coscex; Thomaz Zanotto, diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex) e a embaixadora Debora Vainer Baren hoim-Salej, representante do MRE.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!