quarta-feira, janeiro 26, 2022

Interior é o paraíso dos empreendedoras

08/01 – Fabio Martins / Diário do Grande ABC

Entre as 15 cidades mais empreendedoras do País, segundo estudo divulgado pelo Instituto Empreender Endeavor por meio do jornal Valor Econômico, seis não são capitais e, entre as dez primeiras colocadas, três são do Interior. De acordo com a publicação, o movimento rumo ao interior paulista e de vários Estados cresce a cada dia e, de acordo com os estudiosos, tende a ganhar mais força nos próximos anos. As razões da preferência pelo Interior incluem a busca por melhor qualidade de vida, menores custos de produção e de mão de obra e os incentivos fiscais oferecidos por muitos municípios. O peso maior, porém, está na multiplicação cada vez mais forte de ambientes propícios à abertura de novos negócios, chamados de ecossistemas empreendedores. O Índice de Cidades Empreendedoras 2015 destaca municípios de porte médio basicamente das regiões Sul e Sudeste, entre elas Campinas, São José dos Campos, Maringá, Ribeirão Preto, Sorocaba, Caxias do Sul, Uberlândia e Blumenau, além de Joinville e Londrina. Mas estas não são as únicas no País a revelar ecossistemas inovadores de peso. São Carlos é também uma referência em capital humano e inovação, entre outras, lembrou o presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Francilene Garcia.
Polos regionais – 1
A reportagem do Valor Econômico enfatiza que do interior paulista sai um quarto de toda a produção científica nacional, produzida na Unesp, Unicamp, USP, ITA e UFscar. “O interior de São Paulo está pelo menos cinco degraus acima de qualquer outro ambiente empreendedor”, afirma Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures. “Há muitas cidades, além dos clássicos centros de inovação como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos, que começam a despontar”. Entre elas, Jardim menciona Jaboticabal, na área de veterinária, apoiada pelo campus da Unesp; Botucatu, também a partir da Unesp, nas áreas de genética e biotecnologia; e Piracicaba, no segmento de agronegócio, entre outras.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!