Além de viabilizar o recebimento da restituição direto na conta do contribuinte, o meio de pagamento instantâneo também pode ser utilizado para o pagamento do DARF.
Entre as novidades deste ano para o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física está a possibilidade de o contribuinte optar pelo PIX para receber a sua restituição ou para pagamento do imposto devido.
Esta nova alternativa foi bem recebida pelos contribuintes, tendo em vista que pode agilizar o pagamento e o recebimento e ainda diminuir eventuais erros de preenchimento de dados bancários, bem como problemas como extinção e transferência de contas.
Contudo, o contribuinte deve estar alerta, pois a única chave que permite essas operações é a atrelada ao CPF do titular da declaração. Outras chaves, como telefone e e-mail não são aceitas pelo sistema.
Como optar por PIX?
O especialista em imposto de renda, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, explica que, para escolher pela nova modalidade, o contribuinte deve, em “Tipo de conta”, selecionar a opção “4 – PIX”. “O sistema nem pergunta sua chave, pois, obrigatoriamente, ela deve ser o CPF, portanto o sistema já irá associar o número como chave”.
Dessa forma, para que isso seja possível o declarante deve se certificar se possui o seu CPF como chave PIX e, caso não tenha, precisa acessar a sua conta bancária e criar a chave com o número de documento.
Com a novidade, a Receita Federal do Brasil espera reduzir os casos em que é preciso reagendar a transferência de valores em razão de preenchimento incorreto ou dados inválidos.
Como pagar o DARF?
No Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) sempre consta um código de barras que é utilizado para pagamento, entretanto, a partir deste ano, virá também com um código QR para quem deseja pagar o tributo via PIX.
Portanto, aquele que tiver imposto devido deve fazer o pagamento via Pix utilizando este QR CODE. Basta usar o aplicativo do seu banco para fazer o pagamento usando a função.
Restituições
A Receita Federal esclareceu ainda que a facilidade e a agilidade trazidas pela inclusão do PIX estão relacionadas aos atos de pagamento e ao recebimento e não à fila de restituição, que continua seguindo as mesmas regras de prioridade de recebimento de anos anteriores.
Prazo
A entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022 vai até às 23h59 do dia 29 de abril.
Precisando de mais conteúdos sobre IRPF 2022? Então acesse nossa coleção de ebooks:
📍Como evitar a Malha Fina
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-como-evitar-a-malha-fina/
📍Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2022?
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-como-declarar-pgbl-e-vgbl-no-irpf-2022/
📍Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2022
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-rendimentos-recebidos-acumuladamente-na-dirpf-2022/
📍Como declarar Espólio no IRPF 2022?
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-como-declarar-espolio-no-irpf-2022/
📍Como declarar ações no IRPF 2022?
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-como-declarar-acoes-no-irpf-2022/
📍Como declarar criptomoedas na DIRPF 2022?
https://www.portalcontnews.com.br/%f0%9f%93%96-ebook-como-declarar-criptomoedas-na-dirpf-2022/
0 comentários