quinta-feira, janeiro 27, 2022

Jovem Aprendiz: “Se empresa vê apenas como custo não enxerga a oportunidade”

09/05 – Ana Lis Soares / Brasil Econômico

A Lei número 10.097/2000, ou lei de aprendizagem profissional, prevê que toda empresa de médio ou grande porte faça a inclusão em seu quadro de funcionários de uma porcentagem – entre 5% e 15% – de jovens aprendizes. Dessa maneira, mais do que uma “ação social” como é muitas vezes encarado, a inserção de adolescentes entre 14 e 18 anos na vida profissional é um programa do Ministério do Trabalho e Previdência Social (com multa antevista para casos de descumprimento).
Para fazer parte do programa, os jovens devem participar de programas de aprendizagem em instituições certificadoras, que oferecem cursos teóricos e técnicos que darão base à profissionalização. São entidades que servirão de “ponte” com o contratante, estando preparadas para orientar a respeito da Lei da Aprendizagem – por exemplo, em como fazer o cálculo da cota, sobre onde alocar os aprendizes e como desenvolver o jovem dentro da organização, além de oferecer modelos de contratos e explicar direitos e deveres.
O contrato de aprendizagem é especial, exigindo cuidados de proteção ao menor, a fim de garantir “formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico”.  Isso significa que o jovem deverá exercer atividades de apoio, ou seja, a empresa não pode garantir cargos de gerência ou liderança, que exigem nível técnico ou superior.
“É importante lembrar que o jovem entra para o emprego muito ‘cru’, então, nesse começo, vai precisar do acompanhamento de alguém de segunda a sexta-feira. Um orientador que atribuirá e acompanhará suas tarefas, que poderá tirar dúvidas etc.”, destaca a Supervisora de Assessoria de Carreira da Catho, Larissa Meiglin.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!