sábado, janeiro 29, 2022

Jucetins e Tribunal de Contas assinam Termo de Cooperação Técnica

29/02 – Fernando César / Governo do Estado do Tocantins

A Jucetins assinou na quinta-feira, 25, um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas do Tocantins para disponibilizar informações de todas as empresas instaladas aqui no estado.            
Pelo termo, todo o acervo empresarial da Jucetins, que já está totalmente digitalizado, poderá ser consultado via web pelo tribunal, eliminando, dessa forma, as formalidades oficiais e circulação de papel, diminuindo o tempo de análise de processos que tramitam naquela corte de contas.          
Para o presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires, esta parceria é de importância fundamental, uma vez que o acesso ao acervo empresarial da Jucetins permite verificar dados de pessoas e empresas que estão envolvidas nos processos licitatórios fiscalizados pelo órgão. “Com esta parceria, poderemos acessar o cadastro de pessoas que são responsáveis por empresas, licitações, contratos que aparecem nas prestações de contas, nos convênios que serão feitos com recursos públicos nas esferas estadual e municipal. Este termo de cooperação vai facilitar o trabalho dos técnicos, auditores, conselheiros, analistas. A Jucetins vem se juntar a outros órgãos que já são parceiros do tribunal para que possamos ter o controle de gasto do recurso público”, enfatiza o presidente. Ele ainda ressalta a dificuldade para o controle das contas quando precisavam analisar os donos das empresas fiscalizadas para responsabilizar pelas ilicitudes.          
O presidente da Jucetins Carlos Alberto Moraes também vê a importância do termo de cooperação, que acontece num momento em que está em implantação no órgão o projeto “Junta Digital”, que reduzirá consideravelmente o trâmite de papéis e que procura se espelhar no que vem sendo desenvolvido pelo tribunal através do SICAP – Sistema Integrado de Auditoria Pública, que é totalmente digital. “É uma parceria tecnológica. Assim como acontecerá com os órgãos responsáveis pelo funcionamento das empresas, toda a tramitação das informações das empresas será digital. A Jucetins vai concentrar a entrada de informações das empresas e repassará a todos os órgãos envolvidos com a atividade das empresas e com os órgãos de fiscalização, como o TCE”.          
O presidente revelou ainda que outros órgãos e entidades também farão um termo de cooperação semelhante, dentre eles a ATM – Associação Tocantinense de Municípios que será parceira na expansão dos serviços da Jucetins a todos os municípios do estado, o Corpo de Bombeiros, Naturatins, Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária. Ele também destaca o convênio com a Receita Federal que já permite alterar todas as informações da empresa a partir da Junta Comercial.          
“Nosso foco é reduzir a burocracia ao mínimo necessário. Desde o ano passado, o nosso lema é esse. O país precisa avançar e esse avanço se dará com tecnologia, não com burocracia”, conclui.          
Manoel Pires reconhece que, com a assinatura deste Termo de Cooperação, a Jucetins dá um passo importante e fundamental junto aos órgãos de controle e fiscalização e lembrou a época em que foi o primeiro presidente da Jucetins, na criação do Tocantins. “A Junta Comercial começou na sala da minha casa. Sempre me emociono ao falar da Jucetins”, revelou.          
O convênio terá vigência de dois anos, podendo ser aditivado ao final. Os técnicos do Tribunal de Contas serão capacitados pela Jucetins para utilização e acesso às informações cadastrais das empresas.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!