domingo, janeiro 23, 2022

Juro alto afasta investidor de fundo imobiliário

23/06 – Alessandra Taraborelli / Brasil Econômico
O aperto monetário e a consequente retração da atividade econômica têm influenciado negativamente os fundos de investimentos imobiliários (FII). Embora a rentabilidade de alguns produtos tenha superado os 20%, o valor das cotas têm registrado perda significativa, com alguns investidores migrando para a renda fixa. Por outro lado, se o investidor tiver uma visão de médio a longo prazo pode ser o momento de encontrar boas oportunidades.
O diretor da área de fundos imobiliários da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) Rodrigo Machado, ressalta que no último semestre o valor intrínseco do ativo sofreu em razão da taxa de juro. “Há fundos em que as cotas estão mais baratas que o metro quadrado do empreendimento. O segmento também foi afetado pela condição macroeconômica”, diz. Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em maio o patrimônio líquido dos fundos imobiliários registrados na entidade era de R$ 60,9 bilhões, distribuídos em 262 fundos. 
No ranking de FIIs da BM&FBovespa, o destaque fica para o FII RB Prime2 com taxa de lucratividade de 24,81% em maio. O índice do setor, o IFIX subiu 1,47% em maio, ante queda de 6,17% do Ibovespa. No ano no entanto, a alta é de 8,61% ante 7,71% do Ibovespa. Esse desempenho mostra que pode ser o momento para encontrar boas oportunidades, afirma o especialista em fundos imobiliários Sergio Belleza. “O investidor tem que ficar atento. O que percebemos é um mercado de ondas. Quando a onda estava nos fundos imobiliários, todos estavam focados nisso, agora que as cotações caíram há um certo desleixo em relação ao investidor. Esse é o momento em que os gestores deveriam dar mais informações e analisarem melhor o segmento”, avalia.  
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!