quinta-feira, janeiro 27, 2022

Maioria das dívidas é acima de R$ 500, diz SPC

20/06 – Quase 51% do total dos consumidores inadimplentes no mês de maio possuíam dívidas com valores acima de R$ 500, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Em abril o percentual era ligeiramente menor, atingindo 50,49% dos casos.

Na avaliação da economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, este resultado ainda é reflexo das compras de bens duráveis com maior valor agregado e que na maioria das vezes são parceladas ao longo de vários meses.
O cruzamento da inadimplência no comércio com a faixa etária do consumidor revela que um em cada quatro cadastros negativos corresponde a um CPF de alguém com mais de 65 anos.
Segundo Ana Paula Bastos, uma das razões que justificam a tendência é a alta despesa como remédios e planos de saúde, além das outros custos rotineiros.
“A facilidade que aposentados e pensionistas têm para conseguir empréstimos consignados, aliada ao fraco planejamento financeiro, acaba por comprometer uma parcela significativa da renda destas pessoas. Além disso, o empréstimo de nome para terceiros e a natural redução da renda nessa de idade são agravantes”, avalia Ana Paula.
No quesito gênero, houve um ligeiro equilíbrio. No mês de abril, 53,72% dos inadimplentes foram mulheres, enquanto que 46,28% foram de CPFs de consumidores do sexo masculino.
O mesmo se repete no índice de recuperação de crédito, que calcula as dívidas quitadas no meio de maio. De acordo com os números do SPC Brasil, as mulheres lideram com 55,60% ao passo que homens representam 44,40% dos CPFs removidos da base de inadimplentes do SPC.
Fonte: Brasil Econômico
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!