quinta-feira, janeiro 20, 2022

Mão de obra escassa e cada vez mais cara

07/10 – Andréa Bertoldi / Folha Web
A categoria dos trabalhadores domésticos está “envelhecendo” no Brasil e encontrar uma empregada mensalista ou diarista é uma tarefa cada vez mais difícil. Metade das domésticas no País tem mais de 40 anos e ainda possui baixa escolaridade, limitada ao ensino fundamental incompleto em quase 49% dos casos. Com a escassez de mão de obra, já que o número de domésticas diminuiu 9% entre 2009 e 2011, estes serviços têm ficado cada vez mais caros. Só entre os anos de 2004 e 2011, houve um aumento de 46% no rendimento médio destes trabalhadores. 
Os dados fazem parte do “Emprego Doméstico no Brasil”, realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Para o professor do curso de Economia da PUC-PR, Carlos Magno Bittencourt, a categoria de domésticas hoje é formada por pessoas, principalmente, acima de 40 anos, porque com o nível de emprego elevado os jovens não querem entrar nesta área, já que o mercado está oferecendo outras possibilidades. 
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!