quarta-feira, janeiro 26, 2022

MDIC e Fiesp assinam Acordo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Sustentável

Competitividade da indústria pode ser incrementada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinaram, na última terça-feira (16), em São Paulo, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza a maior atuação do MDIC em temas como a promoção do uso eficiente da água e da energia. O ACT foi firmado entre o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Social do MDIC, Igor Calvet, e o diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp, Nelson Pereira dos Reis.

O Acordo de Cooperação Técnica conjuga esforços para desenvolver ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este Acordo envolve o setor industrial nas matérias de mudança do clima, energia renovável, inovação, compras públicas sustentáveis, resíduos sólidos, parcerias e meios de implementação. Isto será feito por meio de capacitações conjuntas, realização de estudos e disponibilização de informações.

O secretário Igor Calvet, destacou a importância da parceria com a Fiesp, que representa cerca de 130 mil indústrias. “Deve-se trabalhar ações em prol do desenvolvimento sustentável vinculado à competitividade e ações concretas, fundamental para que se alastrem para outros estados”, disse. “Quanto mais se fizer isto de modo coordenado, nos níveis federal, estadual e municipal maior a eficácia e é fundamental a ajuda da Fiesp que tem experiência acumulada no tema de sustentabilidade”, finalizou.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp, agradeceu o esforço do Ministério para esta agenda. “O Brasil só vai se desenvolver e crescer se melhorar sua competitividade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se encaixam como estratégia não só de curto, mas de médio e longo prazos. A indústria e o governo estão conscientes e alinhados para avançar [no tema]”, avaliou. Para Reis, essa cooperação é importante em um momento de inflexão no qual estamos estagnados em termos de desenvolvimento e é preciso romper essa barreira e adotar estratégia clara de comprometimento. “Estamos satisfeitos em nos engajar e aderir a esse projeto”, concluiu.

MDIC e a Fiesp têm interesse comum em contribuir para o engajamento da comunidade empresarial na adoção, em suas práticas de negócios, principalmente, do Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Fiesp tem uma Agenda da Conformidade Ambiental que compreende compromissos e ações direcionados para o desenvolvimento alicerçado nos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Como pilar e estratégia, são usadas as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O MDIC também está engajado em ajudar o país a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que pode ser demonstrado pela sua recente adesão à Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, cujos signatários se comprometem a trabalhar pelos ODS.

A agenda de ações conta com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Portanto, torna-se necessário o aprofundamento de debates e interfaces de forma transversal para todas as organizações e entidades públicas e privadas.

Por Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!