quinta-feira, janeiro 27, 2022

MDIC formaliza Fórum de Competitividade do Varejo, grupo de diálogo do governo com representantes do setor

Fórum é integrado por representantes da secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC e empresários do setor varejista

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) formalizou, sexta-feira, o Fórum de Competitividade do Varejo (FCV), grupo de discussão formado por representantes da secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC e do setor varejista. O ministro Marcos Jorge e o secretário de Comércio e Serviços, Douglas Finardi, assinaram portaria que torna as reuniões periódicas e estabelece o caráter consultivo do FCV, que terá a função de propor ações para melhorar o ambiente de negócios, a competitividade e a produtividade do setor varejista nacional.

Na abertura, o ministro explicou que a formalização garantirá a continuidade dos debates e ações que vêm ocorrendo informalmente desde 2015. No primeiro semestre deste ano, o setor de Comércio e Serviços foi responsável por 73,4% do Valor Adicionado ao PIB. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor é responsável por 67,8% das carteiras assinadas no Brasil. “O setor terciário está no centro do debate sobre produtividade e competitividade, em virtude de sua importância para o setor empresarial e o encadeamento produtivo brasileiro”, disse o ministro do MDIC.

Na ocasião, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, lembrou da criação do ProVa, Laboratório de Inovação do Varejo, iniciativa coordenada pela ABDI em parceria com o MDIC. O Laboratório disponibiliza ao setor varejista brasileiro um ambiente colaborativo para a construção de ações e programas de estímulo à inovação.

Para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Douglas Finardi, a formalização do FCV é um passo importante para que os varejistas avancem de forma consistente e o setor se torne cada vez mais produtivo e competitivo.

Varejo
O Fórum de Competitividade do Varejo, coordenado desde 2015 pela Secretaria de Comércio e Serviços, busca promover o diálogo e a articulação entre o setor público e o setor varejista nacional.

O Fórum conta com a colaboração de parceiros eventuais, como o Banco Central, o BNDES e os ministérios da Fazenda, do Trabalho, e do Desenvolvimento Social.

Entre os assuntos debatidos pelo grupo estão os meios de pagamento, a modernização da legislação trabalhista e os desafios trazidos pelo comércio eletrônico.

Vinte entidades que representam o setor varejista integram o Fórum de Competitividade do Varejo:

ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores;
ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico;
ABF – Associação Brasileira de Franchinsing;
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados;
ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers;
ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil;
ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção;
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação;
AFRAC – Associação Brasileira de Automação para o Comércio;
ALSHOP – Associação de Lojistas de Shopping;
ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização;
Câmara E-Net – Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico;
CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo;
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas;
CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil;
FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores;
IFB – Instituto Foodservice Brasil;
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo;
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Outras entidades de varejo, que tenham mais de quatro anos de existência, podem solicitar a participação como membro efetivo do Fórum.
A admissão passa pela avaliação da Secretaria de Comércio e Serviços. O Sebrae e a ABDI também integram as reuniões do FCV, mas sem direito a voto.

Por Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!