segunda-feira, janeiro 24, 2022

Na 9ª queda seguida, ‘prévia do PIB’ do BC ‘encolhe’ 0,52% em novembro

15/01 – Alexandro Martello / G1, em Brasília

O nível de atividade da economia brasileira voltou a registrar desempenho ruim em novembro, de acordo com indicações divulgadas nesta sexta-feira (15) pelo Banco Central. O chamado Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), calculado pelo BC e que busca ser uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto, registrou contração de 0,52% no mês retrasado.
De acordo com a autoridade monetária, essa foi a nona queda mensal seguida do indicador. Neste ano, somente o mês de fevereiro (+0,53%) não teve contração mensal do nível de atividade, de acordo com os números revisados do BC.
O novo tombo da economia já era esperado para novembro, uma vez que indicadores mensais já apontavam para um cenário ruim. Segundo o o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial teve, em novembro, queda de 2,4%, mais forte desde dezembro de 2013, ao mesmo tempo em que o volume do setor de serviços registrou queda de 6,3% – a maior retração da série histórica do indicador, iniciada em 2012. Já as vendas no varejo tiveram o pior resultado em 12 anos.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!