sexta-feira, janeiro 21, 2022

Não há ‘impedimento’ em política de juros e atingir meta é possível, diz BC

01/04 – Alexandro Martello / G1, em Brasília

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Altamir Lopes, negou na quinta-feira (31) que pressões políticas tenham impedido um aumento da taxa Selic nas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Segundo ele, não há “impedimento” ou “constrangimento” para a instituição adotar a política de juros considerada mais adequada.
Após a reunião do Copom de janeiro, quando os juros foram mantidos estáveis, houve comentários de que o Banco Central teria sucumbido a pressões políticas. Naquela ocasião, o presidente do BC, Alexandre Tombini, rompeu o tradicional silêncio que antecede as reuniões para indicar que os juros não seriam elevados e mudar a percepção do mercado. Naquele momento, analistas apontaram que pressões políticas poderiam ter influenciado o BC.
“Não trabalhamos com essa análise, com impedimentos para subir juros. Reagimos aos fatos econômicos a cada reunião [do Copom, que define os juros básicos da economia]. Esse é o nosso compromisso. Não existe nenhum impedimento, ou constrangimento, para tomar as medidas necessárias [sobre juros] para alcançar esses objetivos [de trazer a inflação para um patamar abaixo de 6,5% neste ano e para 4,5% em 2017]”, declarou ele, ao comentar o relatório de inflação do primeiro trimestre deste ano.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!