quinta-feira, janeiro 27, 2022

Novas regras da Valec para trilhos beneficiam as pequenas empresas

21/06 – Empresas menores, com produção de até 200 mil toneladas por ano, vão poder entrar na licitação da Valec para compra de trilhos para a extensão sul da Ferrovia Norte-Sul e para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter determinado a paralisação do processo da Norte-Sul, a Valec revogou as duas licitações e apresentou ontem (20), em audiência pública, os novos termos para a compra de trilhos.

Nas disputas anteriores, houve apenas uma proposta comercial, do consórcio formado pela PNG Brasil Produtos Siderúrgicos e pela Pangang Group International Economic & Trading. Segundo o diretor-presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, uma pesquisa de mercado apontou que a maioria das empresas não tinha capacidade para entregar a quantidade de trilhos solicitada pela Valec no prazo estabelecido pelo edital. “O principal problema era o tamanho dos lotes”, afirmou ele.
Segundo Cavalcante Júnior, essa divisão por lote permitirá que empresas menores possam participar da disputa. Outra mudança no edital é que a entrega dos trilhos, antes mensal, passa a ser bimestral, no armazém do porto brasileiro.
Vence a disputa a empresa que oferecer o maior desconto no preço de referência estabelecido pela Valec, de US$ 934,52 por tonelada de trilho. O transporte entre o porto e as obras será contratado pela Valec, em outra licitação.
A Valec havia estabelecido um lote de 95 mil toneladas de trilhos para a Extensão Sul da Norte-Sul e um lote de 147 mil toneladas para a Fiol. No edital de licitação apresentado para ampliar a concorrência, a Valec optou pela divisão em mais lotes, cada um com cerca de 30 mil toneladas de trilhos.
Assim, a Extensão Sul da Norte-Sul, que precisa de 95 mil toneladas de trilhos, terá três lotes, e a Fiol, que necessita de 147 mil toneladas, terá cinco lotes. O novo edital também permite que, para um mesmo lote de 30 mil toneladas por trilho, fabricantes diferentes formem um consórcio.
O edital deve agora ser publicado no Diário Oficial da União em 15 dias úteis. Após a publicação, o pregão deve ocorrer em 45 dias corridos. A modalidade do leilão será presencial, para comportar o recebimento de propostas feitas em moeda estrangeira.
Fonte: DCI – SP / por Fenacon
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!