segunda-feira, janeiro 24, 2022

PA: Operações de fiscalização fecham estabelecimentos e apreendem equipamentos

19/06 – Dez estabelecimentos comerciais fecharam, semana passada, em Belém, em consequência da fiscalização estadual realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefa). Cinco deles funcionavam sem inscrição estadual e os demais não tinham documentário fiscal. Um total de 164 lojas foram visitadas. Três equipamentos  emissores de cupom fiscal (ECF) foram apreendidos. 

Em Tucuruí, a operação de três dias, realizada junto com a equipe do Procon visitou 73 empresas, com apreensão de 32 ECFs e cinco blocos de notas fiscais irregulares. O coordenador da regional, Hilário Ferreira Neto informou que nos últimos dias cresceu o número de pedidos para regularização dos equipamentos ECF. 
“Ampliamos as fiscalizações localizadas para garantir que o consumidor tenha respostas às suas reclamações. Com o Programa Nota Fiscal Cidadã muita gente tem procurado a Sefa para registrar a não emissão de documento fiscal”. Além das fiscalizações, a Secretaria está autuando empresas que deixaram de enviar as informações sobre a emissão de notas fiscais, e que servem de base de dados para a emissão dos bilhetes dos consumidores para concorrer aos sorteios do Programa Nota Fiscal Cidadã, lembra o diretor de Fiscalização da Secretaria, Célio Cal Monteiro. 
“Empresas sem inscrição estadual ou sem documento fiscal hábil não podem funcionar, e podem ter a mercadoria apreendida. Equipamentos emissores de cupom fiscal devem ser autorizados  pelo Fisco e são apreendidos quando não tem autorização de uso, assim como bloco de nota fiscal em uso pertencente a estabelecimento diverso”, esclarece a coordenadora Márcia Costa, da Coordenação de Belém. 
“Uma das empresas visitadas não estava emitindo nota fiscal e as auditoras exigiram que os documentos fossem emitidos. Por isso reforçamos  a importância da ação do consumidor,  exigindo os  documentos fiscais a cada compra. A nota garante a propriedade do bem e permite fazer troca ou conserto, quando necessário”. Costa informa ainda que “serão emitidas seis ordens de serviço para autuar empresas que não fazem uso de Equipamento ECF e que estão obrigadas”. 
A Secretaria da Fazenda recebe reclamações de consumidores no site (www.sefa.pa.gov.br) na área da Ouvidoria Fazendária. Para tirar dúvidas sobre documentos fiscais basta  ligar para o Call Center, 0800 725 5533. 
Fonte: SEFA-PA / por Blog Mauro Negruni
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!