sexta-feira, janeiro 28, 2022

Pequenos negócios têm novas fontes de recursos

24/06 – Programas e iniciativas públicas e privadas, lançadas nos últimos anos, tentam resolver um dos principais gargalos para a expansão dos pequenos negócios no Brasil: o acesso ao crédito.
Embora ainda existam restrições para micro e pequenas empresas (MPEs) obterem recursos para suas atividades, as opções de financiamento têm aumentado, afirmam especialistas.

Entre as novidades, estão iniciativas como a abertura de agências especializadas em atender os empresários de menor porte e a criação de programas para financiar empresas nascentes de tecnologia, as chamadas start-ups.
Foram criadas ainda linhas específicas para investimento em inovação e franquias, via BNDES (veja ao lado).
Na esfera privada, o surgimento de incubadoras e aceleradoras de negócios e dos investidores especializados em empresas inovadoras criaram novas fontes de recursos para as microempresas, diz Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers.
“Com a renda fixa pagando menos, investidores passaram a aplicar seu capital em empresas promissoras.”
Para Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae, apesar das novas alternativas, o crédito bancário –primeira opção de muitos microempresários– ainda oferece barreiras.
Segundo ele, as instituições não possuem modelos de análise de risco adequados às realidades das MPEs, que têm planejamento orçamentário e informações mais limitados que as grandes.
A dificuldade é maior na obtenção de empréstimos para inovação ou ampliação, cujo impacto nas contas futuras da empresa é “mais difícil de dimensionar”, diz.
“Por consequência, muitos empresários utilizam o crédito para capital de giro, em geral mais caro, para investir.”
Segundo Iavelberg, outro obstáculo é a exigência de garantias e de tempo mínimo de CNPJ (seis meses, em média) para a concessão do capital.
Prioridade
Destravar o crédito para os pequenos negócios é uma das prioridades da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, segundo disse à Folha Guilherme Afif Domingos, responsável pela pasta.
Uma das iniciativas em discussão é usar recursos do depósito compulsório dos bancos para abrir novas linhas de crédito para as MPEs, voltadas a investimentos. A proposta já foi discutida com os principais bancos e deve ser submetida ao Banco Central até o final deste ano, diz.
BB cria agências exclusivas para atender pequenos
Em projeto pioneiro no país, o Banco do Brasil deve abrir, até o final do ano, duas agências exclusivamente dedicadas ao atendimento de micro e pequenos empresários, em Bauru (SP) e Belo Horizonte (MG).
A primeira agência especializada foi inaugurada em abril do ano passado, em Campo Grande (MS). A abertura de outras cinco unidades está sendo analisada pelo banco, uma delas na capital paulista.
As agências possuem funcionários treinados nos produtos disponíveis para as MPEs, que fazem uma espécie de consultoria financeira para os empresários.
Segundo Adilson Anísio, diretor de micro e pequenas empresas do banco, o objetivo é que os locais deixem de ser um espaço apenas para realizar transações e se tornem um ambiente de relacionamento com esses clientes.
Expansão
No ano passado, segundo dados do BB, a carteira de crédito no segmento das micro e pequenas empresas avançou 30,7% em 2012 ante o ano anterior. A expansão na carteira total foi de 24,9%.
Segundo dados fornecidos pelo Sebrae, o Banco do Brasil mostrou a segunda maior evolução no volume de crédito emprestado aos pequenos negócios em 2012. A Caixa teve o maior avanço, de 103%.
Os bancos privados tiveram expansão menor. O valor emprestado por Santander e Bradesco cresceu 14,5% e 10,7%, respectivamente.
A carteira do Itaú Unibanco para esse segmento recuou 1,6% no período. Os bancos têm critérios distintos para definir um pequeno negócio.
O BNDES, no primeiro trimestre deste ano, teve desembolso recorde para as micro, pequenas e médias empresas, de R$ 15,1 bilhões, 50% mais do que nos três primeiros meses de 2012. O valor concedido a essas empresas representou 40% dos desembolsos totais do banco.
Fonte: Folha de S.Paulo / por Fenacon
Escrito por: Marianna Aragão
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!