quinta-feira, janeiro 27, 2022

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,35% em janeiro de 2016, segundo Boa Vista SCPC

24/02 – Boa Vista SCPC / Tamer Comunicação Empresarial

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,35% em janeiro de 2016, registrando aumento em relação a janeiro de 2015, quando alcançou 2,02%, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC.
A tabela 1 resume os dados.

O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados recuou na comparação mensal, ficando em 2,35% ante o resultado de 2,37% de dezembro de 2015.

Os cheques devolvidos recuaram 16,3% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados decresceram em 15,9%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.
O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.
Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.
A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:
Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. 

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!