quinta-feira, janeiro 27, 2022

Preço baixo ameaça o negócio de grãos

12/08 – Mariana Mainenti / Brasil Econômico
A queda dos preços das commodities (matérias-primas cotadas em bolsa) agrícolas no mercado internacional está batendo no bolso dos agricultores, que dependem cada vez mais de subvenções do Estado para manter as contas equilibradas. O elevado custo Brasil — especialmente, o da logística de escoamento dos grãos — impede que haja uma redução nos gastos. Com o retorno em queda, a única saída para alguns setores produtores, como o de milho, vem sendo recorrer aos leilões estatais. Para o governo, contudo, a corda está esticando: 2015 promete ser um ano com mais necessidade de economia e menos fôlego para incentivos. Apesar disso, dizem especialistas, há esperança — para o setor e para a balança comercial, cujo destino ganha uma dose maior de incerteza sem o pilar dos produtos básicos.
“Existe um crescimento da oferta mundial de grãos, fazendo com que as commodities voltem aos preços praticados anteriormente. A tendência é de continuidade nessa trajetória de redução, com os preços equilibrando-se nesse patamar mais baixo”, afirmou o coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-SP, João Roberto Rodrigues. Segundo ele, no entanto, a troca de sanções entre Rússia e Estados Unidos, por conta da crise da Ucrânia, deu novo ânimo ao cenário das exportações brasileiras. “O episódio envolvendo Rússia e Estados Unidos abre caminho para as exportações brasileiras de carnes, o que pode levar a um crescimento expressivo da demanda interna por grãos, tanto milho como soja, de forma a compensar a queda no preço das commodities”, acrescentou.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!