sexta-feira, janeiro 21, 2022

Prefeitura de Londrina oferece terminais para emissão da Carteira de Trabalho digital

A Secretaria do Trabalho conta com guichês de autoatendimento disponíveis e destacou um servidor para orientações sobre o novo serviço

A partir de segunda-feira (2), a carteira de trabalho física não será mais emitida na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina. A medida atende à recomendação do Ministério da Economia. O documento agora será exclusivamente digital.  Para facilitar a emissão, a SMTER tem dois terminais de autoatendimento com acesso à internet e destacou um funcionário para auxiliar no processo e sanar as dúvidas do trabalhador nesses primeiros meses do novo serviço. O processo de emissão é todo online e muito simples.

Para emitir a CTPS basta entrar no site acesso.gov.br, preencher um cadastro e responder algumas perguntas sobre a vida laboral. Esse breve questionário é para garantir a segurança do procedimento. O trabalhador que tiver cadastro no Meu INSS ou no portal Emprega Brasil deve utilizar a mesma senha de acesso. Ao final do cadastro, a CTPS Digital já está emitida para consulta do histórico profissional e também para registro de uma nova contratação. As empresas já estão aptas a contratar por meio do documento virtual. O número da carteira de trabalho digital é o mesmo do CPF do trabalhador. O Ministério da Economia é o órgão responsável pela migração dos dados da carteira física para o sistema da CTPS Digital.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, acredita que o serviço é uma boa novidade. “É preciso acompanhar os avanços da tecnologia e usufruir dos benefícios que eles proporcionam. Nesse sentido, a CTPS Digital se encaixa perfeitamente. Não será necessária a visita ao Sine, pessoas que não contam com postos de atendimento em suas cidades não terão mais que se deslocar para ter acesso ao documento, os processos serão mais ágeis e basta o acesso à internet para que o trabalhador e também o empregador tenham todas as informações necessárias para consultar na hora de fazer a contratação. Acredito que é uma ferramenta que vai facilitar bastante o processo como um todo”, apontou o secretário.

Por Prefeitura de Londrina

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!