domingo, janeiro 23, 2022

Produtividade avança, mas ainda enfrenta gargalos

10/11 – Marina Schmidt / Jornal do Comércio
Desde que a estrutura de trabalho conhecida como linha de montagem foi desenvolvida por Henry Ford, no início do século XX, a produtividade passou a ser palavra-chave entre economistas e empresários. O efeito do fordismo elevou a competitividade entre as empresas a um outro patamar. Para estar bem-posicionado, a eficiência tornou-se imprescindível. Na consolidação mundial, esse fator também ganhou evidência, já que os países mais prolíferos tendem a oferecer os melhores ambientes de negócios e resultados financeiros. A produtividade, então, consagrou-se como um dos termômetros macroeconômicos. Seu cálculo mais simples observa dois fatores: o Produto Interno Bruto (PIB) dividido pela quantia de pessoas ocupadas ou pelo número de horas trabalhadas. O resultado é a média de contribuição de pessoas ativas na geração de riqueza.
Nesse cenário, o Brasil está mal posicionado. De acordo com o relatório de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, o País ocupa a 57ª posição geral. Entre o Brics, está em penúltimo lugar, abaixo da China (28º), Rússia (53º) e África do Sul (56º), ficando à frente apenas da Índia (71º).
Divulgado no início de setembro, o ranking 2014-2015 traz, nas cinco primeiras posições, Suíça, Cingapura, Estados Unidos, Finlândia e Alemanha, respectivamente. Na comparação com os vizinhos da América Latina, o Brasil é o quarto melhor colocado entre as 10 principais nações locais, atrás do Chile, Panamá e Costa Rica.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!