domingo, janeiro 23, 2022

Projeção aponta para aumento de 62% na energia elétrica em Santa Catarina

10/02 – Cadu Caldas / Diário Catarinense / Jornal de Santa Catarina
Quem já recebeu a conta de luz referente ao mês de janeiro percebeu: o preço da energia elétrica é de deixar o cabelo em pé. E é bom preparar o bolso, foi só o primeiro de três aumentos que devem ocorrer ainda em 2015. Para clientes da Celesc, a alta deve chegar a 62,37% este ano.
A projeção é de Paulo Steele, analista que atuou por cerca de cinco anos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no desenvolvimento do cálculo dos custos para concessionárias e hoje atua na consultoria TR Soluções.
– Esse percentual já leva em conta a bandeira tarifária mais cara a partir de março. A Aneel ainda precisar realizar uma audiência pública antes de aumentar a cobrança – de R$ 3 para R$ 5,50 a cada 100 kWh consumido – mas o setor já dá como certo essa alta – afirma Steele.
O principal fator de aumento na conta de luz será o fim do aporte do Tesouro Nacional à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo embutido na conta de luz e que até o ano passado era pago em grande parte pelo governo, evitando que fosse repassado aos consumidores. Agora, essa cobrança volta para tarifa.
É da CDE que sai o dinheiro para pagamento das indenizações às companhias geradoras e transmissoras de energia que aceitaram renovar as concessões em 2012, em uma tentativa do Planalto de reduzir a conta em 20%. 
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!