domingo, janeiro 23, 2022

Recessão deteriora o mercado de trabalho

15/01 –  Antonio Temóteo / em.com.br

A recessão econômica que destruiu milhões de empregos em 2015 também criou distorções profundas no mercado de trabalho brasileiro. Levantamento do Estado de Minas aponta que o fechamento de 1,5 milhão de postos formais nos últimos 12 meses até novembro foi generalizado e atingiu quase todas as faixas de renda. A geração de vagas se concentrou apenas em profissões que garantiam até meio ou até um salário mínimo, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
Na faixa salarial até R$ 394 — valor que correspondia a metade do mínimo no ano passado — foram criados 41.044 postos de trabalho. E para aqueles com rendimento de até R$ 788, o país gerou 208.388 vagas até novembro passado (veja arte). Os dados disponíveis pela pasta apontam que, de 2009 a 2014, o número de desligamentos superou o de admissões no extrato de trabalhadores que recebiam até meio salário. E a última vez que a aberta de empregos superou as demissões para quem ganhava até o piso das remunerações foi em 2009.
O ministério classifica aqueles que ganham menos do mínimo como “horistas”. Entre os profissionais que recebem por hora trabalhada estão os operadores de telemarketing, vendedores do comércio varejista e empregados do setor agropecuário, segundo o ministério. Com a crise econômica, quem foi dispensado do mercado formal passou a aceitar uma remuneração menor para garantir a cobertura previdenciária, os benefícios trabalhistas e o sustento da família em um momento de inflação galopante, que cravou alta de 10,67% em 2015. Esse movimento contribuiu para a queda do rendimento médio real dos brasileiros, para a redução do poder de compra e para o retrocesso social de quem ascendeu nos últimos anos.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!