quinta-feira, janeiro 20, 2022

Recuperação do lucro de companhias abertas pode demorar de 3 até 5 anos

25/06 – Ernani Fagundes / DCI / Fenacon
As companhias listadas na Bolsa de Valores de São Paulo vão passar por um processo de ajuste em seus resultados financeiros nos próximos anos. A expectativa é que a recuperação da rentabilidade (retorno) dessas empresas possa demorar de 3 anos até 5 anos.
Um estudo da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) sobre os resultados do ano passado mostrou que apenas 30 entre 353 empresas listadas na Bolsa de Valores tiveram retorno sobre ativos (ROA) maior do que 10% em 12 meses.
“No momento atual, entre 30 e 40 empresas teriam condições de entregar bons resultados aos seus acionistas. Na média, o lucro líquido de todas as companhias abertas [listadas] caiu 10% em relação a 2013”, calculou o presidente da Associação de Analistas e Profissionais de Investimentos e do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec-RJ), Carlos Antonio Magalhães.
Diante da recessão e dos efeitos da crise econômica brasileira, Magalhães prevê uma queda na liquidez (negócios) da maioria dos papéis nos próximos anos, além de um movimento de fusões e aquisições entre empresas menores.
“Muitas empresas vão buscar a consolidação para superar a crise. Vai ser a maior recessão de nossa história. Quando a crise se acentuar veremos fusões entre rede de drogarias e de varejo, e a entrada de estrangeiros adquirindo empresas menores”, aponta.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!