sábado, janeiro 29, 2022

Recuperação judicial mais do que dobra no país

09/12 –  Caio Cigana / Diário Catarinense
Com as fragilidades mais expostas pela economia em estado letárgico, não para de crescer nos últimos três anos o número de grandes empresas que recorrem à recuperação judicial no país. De janeiro a novembro, o instrumento foi o socorro para 123 companhias de maior porte, mostram os dados compilados pela Serasa Experian.
Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, a alta é de apenas 2,5%, mas 120% acima de 2011, quando os pedidos de amparo à Justiça caíram ao menor patamar após a crise global.
Criada há uma década para substituir a concordata, a legislação é considerada por especialistas mais eficaz para evitar a falência e tentar manter empregos, embora em casos de crise mais aguda, como o do grupo Inepar, os postos de trabalho também desapareçam. O conglomerado é controlador da Iesa Óleo e Gás, empresa que deixou na mão quase mil trabalhadores em Charqueadas após ser envolvida na Operação Lava-Jato. Além de uma trégua na cobrança de dívidas, a aprovação da recuperação judicial exige um plano para reerguer o negócio.
Apesar de a Serasa não disponibilizar dados estaduais por porte, chama a atenção no Rio Grande do Sul a lista de grupos grandes e tradicionais que recorreram ao instrumento este ano. No varejo, a relação inclui a Manlec, da Capital, e os supermercados Peruzzo, de Bagé, a quarta maior rede do Estado. Na indústria, a Tomé, de Caxias do Sul, uma das principais fundições gaúchas, e a SüdMetal, com sede em Gravataí e com seis fábricas na Região Metropolitana. No agronegócio, a mais conhecida é a Camera, de Santa Rosa.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!