domingo, janeiro 23, 2022

Rejeitado parcelamento de dívida de microempresa que oferece cursos extracurriculares

Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o projeto, que deverá ser arquivado

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou na terça-feira (10) projeto que estende o parcelamento dos débitos tributários e previdenciários previsto na Lei 11.345/06 às micro e pequenas empresas (MPEs) que oferecem cursos livres. A lei criou a loteria Timemania e permitiu a renegociação de dívidas dos clubes de futebol com o governo.

O Projeto de Lei 3575/08, do ex-deputado e atual senador Izalci Lucas (PSDB-DF), foi relatado pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que recomendou a rejeição.

Por ter sido foi rejeitada na única comissão de mérito, a proposta será arquivada. A menos que haja recurso para votação do texto no Plenário da Câmara.

Motivos
São considerados cursos livres todos aqueles que estão fora dos conteúdos curriculares oferecidos pelo ensino regular, como de línguas estrangeiras, artes, cursos técnicos e gerenciais, academias de dança e de esportes.

O relator alegou, entre outros motivos, que desde a apresentação do projeto, em 2008, o Congresso Nacional já aprovou várias leis prevendo renegociações de dívidas tributárias e previdenciárias, como o Refis da Crise (Lei 11.941/09) e o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), este previsto na Lei 13.496/17.

“As modalidades de parcelamento já instituídas atendem plenamente a necessidade dessas empresas [MPEs] para regularizar seus débitos ficais”, disse Monteiro. “Não vemos necessidade, portanto, de criar novo benefício.”

O relator também pediu a rejeição dos dois projetos que tramitam apensados e tratam do mesmo assunto (PLs 5025/09 e 5473/09).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

Por Agência Câmara Notícias

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!