sexta-feira, janeiro 28, 2022

Retração no lado da demanda puxa para baixo a inflação das férias

23/06 – Aline Salgado / Brasil Econômico
As férias de inverno para os brasileiros que decidirem passear pelo país está mais barata. A contração na demanda por viagens corporativas e de lazer nos primeiros cinco meses do ano derrubou a inflação de itens do turismo, que devem manter a mesma tendência de crescimento moderado nos preços em junho e julho. Do lado dos empresários, a estratégia tem sido fazer promoções, facilitar os meios de pagamento, cortar custos e pesquisar alternativas que combinem bom preço e qualidade para atrair os clientes, mais cautelosos em fazer dívidas e gastos com itens supérfluos. 
Muito além das passagens aéreas, cuja inflação no acumulado do ano retraiu 47,9% no período de janeiro a maio e 14,23% nos últimos 12 meses — segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — outros serviços ligados ao lazer e ao turismo também estão com altas menos intensas do que em 2013. A comparação não se faz diretamente com 2014 em função da Copa do Mundo, que provocou um aumento pontual e atípico na demanda e nos preços.
Em 2013, a hospedagem em hotéis registrara alta de 9,36% no acumulado dos 12 meses até maio. Hoje, está em 1,83%, em igual período de comparação. O mesmo movimento de desaceleração da inflação é observado nas excursões. Enquanto nos 12 meses até maio de 2013 o IPCA do item era de 9,69%, agora em 2015 está em 5,11%. Os preços dos ingressos para o cinema também têm aumentado menos do que no passado. A inflação que hoje está em 5,58% nos 12 meses até maio. Em 2013 estava em 10,72%. 

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!