quinta-feira, janeiro 27, 2022

Roberto Dias Duarte: “O modelo de negócios dos escritórios contábeis precisa de uma grande adequação”

16/10 – Sescon RS

O SPED e seus aspectos voltados ao empreendedor é o foco da palestra do professor de pós-graduação em Administração e expert no assunto, Roberto Dias Duarte. Autor de seis livros, já realizou palestras nas 27 unidades federativas brasileiras, em mais de 100 cidades. Roberto Dias Duarte é atração do 2º Egescon (www.egescon.com.br). Confira entrevista: 
Sescon-RS – O empresário contábil brasileiro já assimilou o Sped? Por quê?
Roberto Dias Duarte – Certamente, não. Do ponto de vista técnico, ainda há muitas dificuldades! Mesmo com relação aos primeiros projetos do SPED, como por exemplo, a EFD ICMS/IPI, que foi instituída em 2006 e iniciou a obrigatoriedade em 2009. Os próprios fiscos estaduais publicam alertas sobre a qualidade ruim dos arquivos transmitidos, ou mesmo sobre a transmissão de arquivos vazios. 
O problema, analisado por uma ótica mais ampla, está além das questões tributárias ou fiscais. O gargalo é a gestão da troca de informações entre empresas e contadores, bem como a precária administração das empresas brasileiras. 
Agravando o problema há também a complexidade e a volatilidade normativa no setor tributário e trabalhista. 
Neste contexto, é fundamental buscar a compreensão dos impactos do SPED nas organizações contábeis por meio de uma ótica mais estratégica.
Sescon-RS- Qual o maior desafio que o SPED representa ao empreendedor contábil? Quais modificações na estrutura física e de recursos humanos para que um escritório fique adequado a esse novo paradigma na relação com o fisco?
Roberto Dias Duarte – Os desafios estão muito além das questões técnicas. Capacitação é fundamental. Compreender os aspectos relacionados aos tributos é muito importante, mas não resolve o problema. Os resultados de análises dos arquivos do SPED comprovam que não basta conhecimento e boa vontade.
O modelo de negócios dos escritórios contábeis precisa de uma grande adequação. Comparo o momento ao que o setor agrícola já passou. Em determinado momento, os agricultores investiram em treinamento para os trabalhadores, em ferramentas melhores, em segurança do trabalho. Depois perceberam que o uso intensivo de tecnologia poderia inovar o processo produtivo. Isso resultou em um salto de produtividade e qualidade para o agronegócio brasileiro.
Da mesma forma, as organizações contábeis devem estabelecer um novo conceito de gestão, mais estratégico e mais eficiente. Assim, este setor também conseguirá o seu salto de produtividade e qualidade.
Sescon-RS –  Na sua opinião, o pacote Sped (e-Social, fiscal, contábil, etc…) está formatado adequadamente ou precisa de ajustes?
Roberto Dias Duarte – Informatizar a burocracia é chique, mas continua a ser burocracia. O país precisa mesmo de um ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo. Pesquisa do instituto Datapopular aponta que 51% da nova classe média quer ter seu próprio negócio. O Brasil precisa gerar mais riqueza, produzir bens de maior valor agregado, crescer nos serviços e no comércio. E, sobretudo, inovar no ambiente empresarial. Mas, hoje, praticamente o foco das empresas está voltado para atender ao Governo devido à automação da burocracia. Não sobra tempo nem dinheiro para inovar na gestão, nos produtos e serviços. Quem é que realmente está pensando em melhorar a gestão e criar diferenciais competitivos? A minoria. O discurso que as tecnologias tributárias fornecem dados para os gestores é ilusório.
Esse movimento brasileiro está no sentido contrário ao caminho adotado pelo resto do mundo. A maior parte das economias procura simplificar o ambiente regulatório. Assim as pequenas empresas investem em tecnologia para melhorar efetivamente sua eficiência. Isso torna esses países mais fortes. Enfim, qualquer estagiário na área de sistemas sabe que antes de automatizar um processo é preciso racionalizá-lo. Caso contrário, haverá alto investimento em tecnologia para fazer aquilo que não precisa ser feito. 
Sescon-RS-  Qual será o foco de sua palestra no 2º Egescon?
Roberto Dias Duarte – Muito se tem falado sobre empreendedorismo em negócios contábeis, nas transformações desse mercado e no futuro dos escritórios. Quantidade considerável de empresários deste setor e profissionais que vivem este dia a dia ainda não se deram conta da real necessidade de mudanças. Na realidade, a maioria ainda concentra suas atenções em aspectos puramente técnicos ou operacionais.
Esse comportamento nos leva a cometer erros estratégicos que comprometem a sustentabilidade de nossas empresas. Custos altos, problemas com o fisco, multas, clientes complicados, colaboradores pouco preparados e nada motivados.
Completando o cenário temos SPED e seus projetos como: e-Social, NFC-e, Escrituração Contábil Fiscal e Bloco K pressionando empresas na direção da conformidade trabalhista e tributária. Esse movimento se traduz em uma grande corrida rumo à eficiência operacional dos escritórios contábeis. 
Contudo, Michael Porter, em seu artigo What is Strategy, publicado na Harvard Business Review, explica que eficiência operacional não é estratégia, mas ambas são importantes para as empresas. 
Enquanto a primeira significa fazer melhor aquilo que os concorrentes também fazem, a segunda leva a efetivação de coisas que os concorrentes não realizam.
O objetivo da palestra é explicar os caminhos para as organizações contábeis enfrentarem estrategicamente os novos desafios e oportunidades decorrentes deste cenário.
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!