quinta-feira, janeiro 27, 2022

Saiba mais sobre as revisões nas estatísticas do Balanço de Pagamentos do Brasil

As estatísticas do Balanço de Pagamentos, que reúnem todas as transações econômicas e financeiras entre residentes no Brasil e no exterior (não residentes), foram revisadas pelo Banco Central no intuito de disponibilizar informações mais completas, mais sólidas metodologicamente e mais consistentes, conferindo integral convergência ao padrão estatístico internacional. Foram revisados os resultados das transações correntes do país, que incluem as exportações e as importações de bens, as compras e vendas de serviços, a renda primária (os recebimentos e pagamentos de juros e lucros e dividendos) e a renda secundária (as transferências do/para o exterior), além dos fluxos dos investimentos diretos no país e dos créditos comerciais, que são financiamentos relacionados ao comércio exterior, realizados entre exportadores e importadores. As revisões impactam os resultados desde 2015, porém com maior impacto a partir de 2017.

“O Banco Central acredita que, com essas revisões, é capaz de entregar à sociedade estatísticas mais completas, mais sólidas metodologicamente e mais consistentes”, afirmou Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central.

Assista ao vídeo com explicações sobre as mudanças metodológicas. E confira informações mais detalhadas aqui.

Por Banco Central do Brasil

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!