Salários podem perder fôlego, mas custo do trabalho ainda é gargalo

22/05 – Os números de criação de vagas formais de emprego em abril divulgados ontem confirmam a desaceleração do mercado de trabalho.
A redução entre o saldo de contratações e demissões mostra que a demanda por trabalhadores vem perdendo fôlego. O resultado disso tende a ser reajustes salariais mais baixos e, portanto, menor pressão para a elevação de preços, principalmente dos serviços.

Embora o fenômeno possa ajudar a reduzir a inflação, a contribuição tende a ser moderada, em consequência dos persistentes gargalos na oferta de mão de obra. Existe um limite, atualmente apertado, para a contribuição do mercado de trabalho para uma inflação menor no Brasil.
Economistas projetam que a taxa de desemprego –atualmente em 5,7%– deverá subir nos próximos meses, mas pouco, para nível próximo a 6%.
O número parece baixo considerando que o crescimento esperado da economia é de cerca de 3%.
Em 2010, quando o país cresceu robustos 7,5%, a taxa média de desemprego no ano foi de 6,7%.
Não há contradição, no entanto, na combinação dos dados de 2010 em comparação com as estatísticas atuais.
Foi justamente a queda da taxa de desemprego nos últimos anos, ou seja, a incorporação de novos trabalhadores, que viabilizou o crescimento econômico maior.
O estoque de mão de obra desocupada foi sendo absorvido na esteira das forças que contribuíam para a expansão da economia (forte demanda externa pelas commodities produzidas pelo país, aumento das concessões de crédito, maior inclusão social etc.).
O problema é que a formação educacional fraca dos trabalhadores contratados acabou se transformando em freio para o crescimento.
Quanto pior a qualificação da mão de obra, menor sua contribuição para que os setores econômicos se tornem mais produtivos.
Os salários cresceram fortemente, enquanto a produtividade (medida de eficiência) avançou pouco.
Além disso, os investimentos não deram o salto necessário para tornar o processo produtivo mais eficiente.
O resultado é que o crescimento potencial –medida de quanto o país consegue se expandir sem provocar inflação– parece ter caído.
Isso explica porque, mesmo crescendo a uma taxa relativamente baixa, a economia brasileira continua operando no limite de sua capacidade, com um nível de mão de obra empregada alto em comparação com cenários vistos no passado e pressões inflacionárias ainda fortes.
Os salários, por exemplo, devem aumentar em ritmo menor, mas seguir em alta.
Parece haver um consenso crescente de que, para sair dessa situação de aperto, o país precisa modernizar sua infraestrutura, investir em inovação, acelerar o ritmo de avanços educacionais. Tudo isso leva tempo.
Setor de serviços lidera criação de vagas em abril
O número de empregos formais criados em abril foi o menor desde 2009.
Com 196,9 mil novas vagas, o resultado é apenas 0,45% superior ao registrado em março.
Na comparação com o mesmo período de 2012, houve queda de 10%, segundo dados do Ministério do Trabalho.
No acumulado do ano, a economia brasileira gerou 549 mil empregos com carteira assinada, 1,39% mais que no mesmo período de 2012.
Lideraram a geração de empregos o setor de serviços, com a criação de 75,2 mil postos, a indústria de transformação, com 40,6 mil, e a construção civil, com 32,9 mil.
Segundo a pesquisa, abril foi o primeiro mês neste ano em que se verificou aumento nos oito setores avaliados.
Na lista dos Estados que mais empregam, estão: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O que menos gerou oportunidades foi Alagoas.
Fonte: Folha de S.Paulo / por Fenacon
Escrito por: Érica Fraga
- 22 de maio de 2013
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Confira as mudanças da DIRF

Confira as mudanças da DIRF

Você está por dentro do fim da DIRF? O governo vai unificar essas informações no eSocial a partir de janeiro de 2024. Essa alteração visa simplificar as atividades do DP, mas há muitos pontos de atenção a serem considerados na nova rotina. Por isso, os maiores experts...

EDF-Reinf – Cartão de Crédito!

EDF-Reinf – Cartão de Crédito!

EFD Reinf: Dispensado envio das informações de cartão de crédito no R-4020 Hoje foi publicada a IN 2.163, DE 10/10/2023. A mudança trazida pela Instrução atende ao pleito dos profissionais contábeis, pois não será necessário o envio das informações de cartões de...

EDF-Reinf 💬 Perguntas e Respostas!

EDF-Reinf 💬 Perguntas e Respostas!

PLANTÃO CONTNEWSEFD-Reinf - Perguntas e Respostas 💬 Os novos eventos da EDF-Reinf já entraram em vigor e as mudanças estão valendo 👀. O Plantão ContNews reuniu experts no assunto para tirar dúvidas. Acompanhe! Convidadas:*Carla Lidiane Müller Moritz - analista de...

Próximos passos no FGTS Digital!

Próximos passos no FGTS Digital!

FGTS DIGITAL - Como proceder no período de testes? 🤔 O período de testes do FGTS Digital já está no ar e os empregadores têm até novembro/23 para se prepararem. Por isso, o Plantão ContNews reuniu especialistas no assunto para orientar os próximos passos para entrar...

🚀 AULA EXTRA no Curso Reclamatória Trabalhista!!!

🚀 AULA EXTRA no Curso Reclamatória Trabalhista!!!

🚀 HOJE TEM AULA EXTRA!!! CURSO RECLAMATÓRIA TRABALHISTA O curso gravado já está disponível, mas hoje às 19h teremos uma AULA TIRA-DÚVIDAS para as TURMAS 1 e 2. Então, se você quer fazer parte disso, inscreva-se! 🚀 Alunos da TURMA 1 E 2 TEM PASSE LIVRE!! Acesse a...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...