terça-feira, janeiro 25, 2022

Sancionada lei que facilita individualização de dívida junto ao Banco da Terra

Foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União, a Lei 13.864/19, que facilita a individualização de dívidas rurais contraídas junto aos programas Banco da Terra e Cédula da Terra, em contratos coletivos de produtores rurais e agricultores familiares.

A nova lei permite que a maioria dos integrantes de uma associação decida pela individualização das dívidas, em assembleia geral. Hoje, a legislação condiciona a individualização dos contratos à aprovação unânime dos mutuários do empréstimo.

A norma vai beneficiar famílias de agricultores que têm condições de quitar ou colocar em dia sua parte no empréstimo, mas estão vinculados a contratos coletivos.

O projeto que deu origem à lei foi apresentado pelo deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG), e foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A Lei 13.864/19 altera a Lei 11.775/08, que instituiu medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker

Por Agência Câmara Notícias

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!