fbpx
sábado, maio 21, 2022

Saque aniversário do FGTS deve reduzir o custo do crédito

SPE divulgou na quarta-feira (8) nota informativa com os principais resultados do novo FGTS

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) publicou, na quarta-feira (8/1), a nota informativa “os resultados do novo FGTS”.  O texto destaca que o saque aniversário deve expandir o mercado de crédito, ao permitir que os recebíveis sejam utilizados como garantia pelos trabalhadores.

De acordo com a nota, os recebíveis são uma garantia com risco zero, o que deve reduzir as taxas de juros e, consequentemente, o custo do crédito.  “Pela primeira vez na história, uma parcela muito grande da população passará a ter acesso a crédito barato. Os empregados do setor formal poderão obter empréstimos a juros mais baixos do que qualquer outro disponível no mercado”, destacou o subsecretário de Política Macroeconômica, Vladimir Kuhl Teles.

Segundo a nota, ao se considerar apenas os saldos das contas dos trabalhadores que migraram para o saque aniversário até 31 de dezembro de 2019, o crédito pode ser expandido em cerca de R$ 11 bilhões, o que representa um crescimento de quase 50% no crédito consignado privado atual. A expansão poderá ser maior à medida que mais trabalhadores formalizem a adesão a nova modalidade.

O texto destaca ainda os impactos de curto prazo, com a injeção de R$ 26,2 bilhões na economia por meio do saque imediato, e os de médio e longo prazo, como o aumento da produtividade do trabalho e a melhoria na gestão do fundo.

Em relação ao aumento de produtividade do trabalho, a SPE aponta que o saque aniversário, por permitir ao trabalhador receber um rendimento anual adicional, deve reduzir a rotatividade do mercado de trabalho, aumentando os gastos com treinamento feitos pelas empresas e reduzindo a informalidade na economia.

Nota informativa – Os Resultados do Novo FGTS
Nota produzida pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia analisa os resultados do Novo FGTS.

Por Ministério da Economia

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!