domingo, janeiro 23, 2022

Senado aprova novo diretor da Instituição Fiscal Independente

O Senado aprovou na terça-feira (9) a indicação do consultor legislativo Josué Alfredo Pellegrini para ocupar o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI). O indicado, que já trabalha como analista na IFI, vai preencher a vaga aberta em decorrência da saída de Gabriel Leal de Barros. A indicação foi aprovada por 64 votos a 1.

A IFI foi criada em 2016 para elaborar análises e projeções sobre as contas públicas do país, além de embasar o trabalho dos senadores com estudos sobre o impacto de medidas que estão nas mãos do Parlamento.

No início da tarde, durante a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o indicado falou sobre o trabalho da instituição, que já elaborou, desde a criação, 29 edições do Relatório de Acompanhamento Fiscal. Além disso, a IFI fez notas técnicas e estudos sobre temas fiscais e sobre projetos em análise no Congresso, como a Reforma da Previdência.

Durante a votação em Plenário, a indicação foi elogiada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que foi o relator na comissão. Ele destacou a respeitabilidade e a credibilidade do IFI e a competência de Josué Pellegrini.

Alvaro Dias (Podemos-PR) ressaltou a contribuição da IFI para o Senado e desejou sucesso ao novo diretor. Ele também agradeceu ao antigo diretor, Gabriel Leal de Barros, pelo trabalho feito na instituição.

Currículo
Josué Alfredo Pellegrini é bacharel, mestre e doutor em economia, além de bacharel em direito. Foi professor universitário em instituições como a Universidade de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde deu aulas no curso de mestrado. Trabalhou em bancos, foi pesquisador da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) do Governo do Estado de São Paulo e gestor de Políticas Públicas no Ministério da Fazenda. Também trabalhou na Câmara dos Deputados.

Na atividade acadêmica e de pesquisador, realizou trabalhos e produziu artigos sobre sistema financeiro e monetário, economia brasileira, finanças públicas e economia internacional. No Senado, atua como consultor legislativo desde 2008 na área de política econômica, com demandas sobretudo na área fiscal. Atualmente, ocupa o cargo de analista na IFI.

Por Agência Senado

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!