domingo, janeiro 23, 2022

Sescap-PR participa de encontro em Toledo que debateu ações da Jucepar

O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, participou na terça-feira (29) de um encontro realizado na Associação Comercial de Toledo (ACIT) entre o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni de Mello, o relator da Junta Comercial de Toledo, João Paulo Rezende, e o gerente da ACIT, Marcel Sarturi. Eles conversaram sobre o andamento dos trabalhos da Junta na região, instalada na ACIT há 20 anos.

Dal Bosco destacou a presença do presidente da Jucepar na conversa com os empresários para apresentar as mudanças que acontecerão, a nova postura da autarquia, as determinações do governo do Estado com objetivo de digitalizar os documentos e processos, para que possam ser feitas de dentro das empresas. “Isso aumenta a agilidade do trabalho das empresas contábeis e, consequentemente, traz melhorias para as empresas como um todo. Nós hoje já conseguimos fazer aberturas de empresas e registros em um dia, ou dentro do próprio dia mesmo”, explicou.

Reunião com profissionais

Na sequência, ocorreu uma reunião no auditório da Associação com representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo (Sincoeste) e profissionais da contabilidade. Na ocasião, o presidente da Junta, Marcos Rigoni de Mello, falou sobre as mudanças ocorridas desde que assumiu a presidência da autarquia, no início deste ano, e os desafios para sua modernização.

De acordo com ele, os desafios no serviço público são enormes e como gestor, se não tiver perseverança e conhecimento, não consegue evoluir neste sistema. “Em nove meses de gestão, fizemos grandes transformações na Jucepar saindo de um prazo médio de cerca 10 dias nos processos para abrir uma empresa para menos de duas horas”, relata Mello. Ele ressaltou, ainda, que a Jucepar passou da 27ª posição no ranking do ano passado entre as Juntas Comerciais do País para estar entre as cinco melhores. “Nosso projeto é que seja a primeira do Brasil.”

Mello explicou que a Jucepar está passando um processo de digitalização de todo acervo para que o órgão possa ser 100% digital. “Entre os projetos para a autarquia, o maior e mais importante é realizar a abertura de empresas em poucos minutos, o que já está acontecendo. Estamos buscando cumprir à risca a meta do governador Carlos Massa Ratinho Junior de tornar o Paraná o melhor estado e mais simples para se empreender, facilitando a abertura de empresas para a geração de empregos e renda. Esse é nosso papel”, salientou.

“Como contador, o presidente da Junta conhece nossas dores devido à burocracia e pode apresentar os projetos que serão implantados já a partir do próximo ano, transformando a Junta Comercial e seus processos manuais em totalmente digitais”, frisou o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco.

Contudo, os empresários enfrentam ainda algumas dificuldades sobre a mudança dos processos que até pouco tempo era manual e passarão a ser 100% digitais. “A grande dificuldade que as pessoas têm é a virada da plataforma, com a unificação do sistema e, para isso, as pessoas precisam estudar e perceber que vai ser melhor para todos. Entendo que tudo o que deve acontecer deve ser benéfico para as empresas, por causa da interligação dos órgãos envolvidos na abertura da empresa. A agilidade é importante e primordial”, comentou Dal Bosco.

(Com informações assessoria de imprensa ACIT)

Por Sescap-PR

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!