Para Claudia Elisa Soares, especialista em ESG, o uso de IA possibilita uma gestão mais eficiente das interações entre o homem e o meio ambiente, desempenhando um papel crucial na prevenção de desastres ambientais
Em um cenário organizacional cada vez mais voltado para a sustentabilidade e consciente dos impactos ambientais, torna-se evidente a necessidade de modelos de negócio mais eficazes e sustentáveis. Essa adaptação demanda uma reavaliação estratégica, com prioridade em inovações que não apenas promovam a responsabilidade ambiental, mas que também sejam ágeis e precisas na tomada de decisões.
A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, pode aprimorar práticas de ESG ao automatizar monitoramento ambiental, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights para decisões sustentáveis em tempo real.
A conselheira e especialista em ESG Claudia Elisa Soares conta que, entre muitos benefícios, a inteligência artificial (IA) tem auxiliado a rastreabilidade das pegadas de carbono, desempenhando um papel crucial na transformação do cenário empresarial com práticas mais éticas e sustentáveis.
“Com aplicações que se estendem desde redes de energia limpa até cadeias de suprimentos sustentáveis, a Inteligência Artificial possibilita uma gestão mais eficiente e consciente das interações entre atividades humanas e meio ambiente. Inclusive, a IA pode desempenhar um papel rápido e crucial na prevenção de desastres ambientais”, explica.
De acordo com a pesquisa “Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina”, observa-se um notável aumento na integração de estratégias de sustentabilidade com a tecnologia nas empresas da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Em 2022, aproximadamente 69% das organizações adotaram essa abordagem, marcando um crescimento significativo em comparação com os 46% registrados no ano anterior.
“Além do meio ambiente, a tecnologia está sendo direcionada para abordar desafios sociais, com projetos que buscam melhorar a acessibilidade, promover a inclusão e enfrentar disparidades sociais”, conta Claudia Elisa.
À medida que a conscientização sobre as questões ESG cresce, as oportunidades facilitadas pela tecnologia emergem como poderosos catalisadores para transformar desafios em oportunidades. Empresas que adotam uma abordagem proativa na integração de soluções inovadoras e eficazes em suas estratégias ESG não apenas mitigam riscos, mas também pavimentam o caminho para um impacto social e organizacional duradouro.
Artigo escrito por Claudia Elisa Soares
por Mclair Comunicação
0 comentários