quinta-feira, janeiro 20, 2022

Tributos e custos são os vilões

06/06 – Juliana Gontijo – O Tempo   / Fenacon

Os preços altos no Brasil têm vilões históricos, segundo o professor de economia do Ibmec/MG Felipe Leroy. A composição dos valores dos produtos brasileiros inclui diversas variáveis, entre elas a carga tributária, que é alta, além do elevado custo do capital somados à logística ineficiente e cara. Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em março deste ano, mostra que o Brasil é o país com a maior carga tributária em toda América Latina e Caribe. O levantamento mostrou que os brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos.

E, além de ter alta carga tributária, não há retorno do valor pago, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgado no fim de 2015, com os 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo. O Brasil é o que tem o pior retorno para a população.

O professor do Ibmec/MG acrescenta que o crédito caro também interfere na composição dos preços. “Os juros cobrados pelo cartão de crédito são altos para o consumidor. Já para o empresário, o custo alto do financiamento reflete no preço final do produto”, observa. Um levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou que a taxa média do cartão de crédito no país passou de 432,2% ao ano, em março, para 435,6%, em abril.

Clique aqui para continuar lendo.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!