Muitos MEIs e proprietários de pequenas empresas não operam com um orçamento financeiro oficial.
No entanto, o tamanho da sua empresa não determina se você precisa ou não definir um orçamento. A maioria dos especialistas em finanças recomenda que clientes individuais e famílias criem balanços para estabelecer e cumprir metas financeiras, reduzir despesas desnecessárias e garantir que as metas sejam cumpridas em tempo hábil. Todas essas vantagens também se aplicam às empresas.
Não importa se você está trabalhando com um orçamento oficial há algum tempo, ou se está apenas começando com o planejamento financeiro para pequenas empresas, aqui vão algumas dicas para te ajudar a aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Conheça a verdadeira renda do seu pequeno negócio
Um dos principais desafios que os pequenos empresários enfrentarão em 2022 e 2023 está relacionado a questões financeiras e falta de capital.
Antes de criar um orçamento, você deve se perguntar? Sua empresa está gerando dinheiro e quanto? Quando as entradas aparecerão? Ao responder a essas perguntas, você saberá quanto dinheiro tem para pagar suas contas, seu funcionário e a si mesmo, e investir no crescimento da empresa.
Analise suas despesas
Depois de saber quanto você ganha, faça uma lista de todas as suas despesas. Divida em períodos mensais e inclua:
- Todas as obrigações relativas a faturas e contas a pagar, indica o valor a ser pago em cada mês e as datas de vencimento
- Metas de gastos corporativos em áreas como marketing, publicidade, atendimento ao cliente e crescimento
- Despesas de pessoal, incluindo salários e subsídios
- Custos adicionais, como dinheiro em caixa e despesas de viagem
Se você não tiver certeza de quais despesas comerciais listar, verifique seu relatório dos últimos 3 a 6 meses. Faça a média de seus gastos mensais para cada categoria para criar previsões para o futuro.
Vincule os planos de despesas às estimativas de receita
Ao revisar suas despesas, reserve algum tempo para avaliar se são custos necessários e relevantes. Talvez você possa reduzir alguns custos para economizar dinheiro e aumentar o capital. Em alguns casos, pode ser necessário transferir dinheiro de uma categoria para outra. Além disso, é melhor determinar até que ponto você está contando com crédito e se sua renda futura cobrirá essas dívidas.
Uma maneira de controlar os gastos das pequenas empresas é vinculá-los às projeções de receita.
Por exemplo, o adequado é que os orçamentos para marketing e publicidade estejam entre 7 e 8% da receita bruta.
É claro que os gastos podem variar, por isso é importante ter em mente as oscilações nas necessidades e na receita dos negócios. Por exemplo, você pode tentar gastar menos nos meses de primavera e outono se normalmente investe muito mais em publicidade destinada a compradores de férias.
Crie um documento de orçamento para consultar
Depois de alinhar seu orçamento com suas metas de negócios, escreva um plano de negócios. Esse plano deve incluir pelo menos os seguintes elementos:
- Previsões de receita divididas por períodos gerenciáveis. Algumas empresas distribuem a receita por dia, outras administram um orçamento mensal. Você pode precisar experimentar para descobrir qual modelo de gestão de dinheiro funciona para o seu negócio.
- Despesas divididas em períodos apropriados para sua empresa. Muitas organizações optam pela modalidade mensal, pois as contas e outras obrigações devem ser pagas pelo menos uma vez por mês.
- Quanto você planeja gastar em várias categorias.
- Dados do último mês (ou último período) para permitir uma comparação, incluindo receitas e despesas esperadas (para cada categoria) e o que realmente aconteceu.
Revise e otimize seu orçamento regularmente
O balanço é um documento vivo. Seu negócio está em constante crescimento e mudança, o que significa que o dinheiro que você gerencia não está estagnado. Pelo menos uma vez por trimestre, faça uma análise em sua empresa para revisar seu orçamento e fazer alterações para ajudar sua empresa a continuar a ter sucesso.




























0 comentários