EFD-Reinf informações da série R-4000

O SPED das retenções federais é a EFD-Reinf, ou seja, ele vai ser usado para declarar o imposto de renda retido na fonte, PIS retido, Cofins retido, e CSLL retido.

 

A EFD-Reinf visa, além de alimentar a malha fiscal, também substituir a DIRF, que é entregue anualmente em fevereiro.

 

Os sujeitos passivos obrigados a declararem as retenções em EFD-Reinf devem se atentar a primeira grande mudança: a periodicidade de entrega.

 

Os valores serão declarados de forma mensal, e não mais anual, como era na DIRF, e essa mudança vale a partir da competência de setembro de 2023.

 

A EFD-Reinf de setembro será entregue até o dia 13 de outubro de 2023.

 

É importante também lembrar que a DIRF, relativa ao ano-calendário 2023, entregue em 2024, ainda deve ser declarada pelas empresas.

 

Isso porque a EFD-Reinf deste ano só terá os períodos de setembro a dezembro, e não o ano de 2023 inteiro. Para tanto, ainda teremos de entregar a DIRF ano que vem, mas será seu último ano.

 

Para a DIRF de 2023, o contribuinte irá declarar o ano todo, como sempre fez, ou seja, de janeiro a dezembro de 2023. A DIRF então terá períodos que foram declarados em EFD-Reinf dentro dela (setembro a dezembro).

 

Os sujeitos passivos devem parametrizar seus sistemas para ser possível gerar corretamente as informações.

 

Para fazer uma EFD-Reinf sem erros, o contribuinte deve estudar o Anexo I do Manual de Orientação da EFD-Reinf (MOR).

 

As informações novas, essas retenções das quais estamos falando, serão informadas nos eventos da série R-4000. Lá, ele verá a tabela de natureza de rendimentos, usada em todos os eventos da série R-4000.

 

Sem ter essa informação, os eventos não são processados com sucesso na EFD-Reinf, por isso essa lista é tão importante. A lista é bem extensa, mas ela já contempla os códigos de receita vinculados à cada situação, o que facilita ao usuário encontrar o código mais adequado ao seu pagamento.

 

As empresas devem analisar a descrição da natureza de rendimento, o tributo ao qual se refere e também a coluna de tributação do exterior. A tabela é muito útil se utilizada analisando todos os seus campos.

 

Cada evento dessa série é responsável por apresentar um tipo de pagamento diferente: R-4010 pagamento a pessoa física, R-4020 pagamento a pessoa jurídica, R-4040 pagamento a beneficiário não identificado e R-4080 auto retenção de IR.

 

A declaração em 3 dos 4 eventos é feita sempre pelo tomador/pagador, apenas o evento R-4080 é declarado pelo prestador.

 

Em relação ao R-4080, cabe esclarecer que esse evento é declarado pelo prestador que está sujeito a auto retenção. Para esses casos, é o próprio prestador que recolhe a sua retenção de imposto de renda. É o caso, por exemplo, das agências de publicidade e propaganda, ou das operadoras de cartão de crédito.

 

Esse evento R-4080 é o único com uma contrapartida, porque mesmo o prestador declarando as operações no R-4080, o tomador, ainda assim, vai ter de declarar as contratações no R-4020. Essa informação por parte do tomador é meramente declaratória, uma vez que o débito é informado apenas na DCTFWeb do prestador.

 

Os eventos da série R-4000 neste ano não vão alimentar a DCTFWeb, isso só ocorrerá em 2024, então para este ano as guias das retenções continuam sendo pagas em DARF normal emitido via Sicalc web.

 

O contribuinte declarante deve sempre se atentar aos retornos que vem na EFD-Reinf, ou seja, analisar o evento R-9005 e R-9015. Após o envio de cada evento da série R-4000 retornará um R-9005. Já o R-9015 virá nos casos de fechamento da série R-4000, ou seja, quando enviado o R-4099.

 

A EFD-Reinf tem esses eventos de retorno para demonstrar o recibo de entrega, e os valores totalizados, por XML, e por período.

 

A relação de tributos com periodicidade de apuração diferente de mensal é muito grande, e esse é um ponto sensível quando se fala em DCTFWeb. Já que a DCTFWeb ainda não está preparada para recepcionar estes vencimentos diferentes.

 

Conforme consta no MOR da EFD-reinf, o fato de se ter uma retenção com vencimento diferente de mensal, nada impacta para declarar a EFD-Reinf hoje. Isto se dá porque o conceito da EFD-Reinf é declaratório. Mas com a sensibilização da DCTFWeb para esses débitos devemos ter novas orientações. Uma vez que as empresas vão pagar o tributo antes mesmo de fazer o fechamento da EFD-Reinf.

 

Sobre esse caso, temos de aguardar um posicionamento da Receita sobre como ficará o recolhimento destes tributos para 2024.

- 19 de setembro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

1 Comentário

  1. Jacilene de Carvalho

    Muito importante o esclarecimento. Pois são muitas as dúvidas. Precisamos de fontes seguras de informações para não cometer erros . Gratidão.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

O procurador-geral adjunto da Dívida Ativa e do FGTS, João Grognet, explicou que o programa leva em consideração as especificidades relacionadas à agricultura familiar, assim como as dificuldades enfrentadas por pequenos produtores rurais.

Siga-nos no Instagram
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

Balanço de seis meses do Programa Desenrola Rural resulta em R$ 6 bilhões regularizados. Nos primeiros seis meses do Desenrola Rural foram regularizados R$ 6 bilhões, referentes a mais de 268 mil inscrições, somente no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...