CFC realiza debate abrangente sobre a EFD-Reinf e a retenção de IRPJ no Setor Público

Na manhã desta terça-feira (17), mais de 10 mil espectadores acompanharam a live sobre Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF), com foco na retenção de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) conforme a Instrução Normativa nº 1.234/12, direcionada ao setor público. Foram registrados cerca de 4 mil acessos simultâneos durante o debate realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB). O evento aconteceu no formato virtual e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do CFC.

A abertura do encontro ficou a cargo da vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia, que agradeceu à Receita Federal em nome do presidente do CFC, Aécio Dantas, e enfatizou o compromisso da instituição em melhorar a performance dos profissionais da contabilidade diante das constantes mudanças na área fiscal. Ela destacou a atenção do CFC aos episódios que afetam a profissão e sua constante interação com as instituições para facilitar a implementação das mudanças.

“Todos os dias contamos com uma novidade, uma alteração que impacta a rotina dos profissionais da contabilidade. E o que quero transmitir a todos os que nos assistem é que o CFC está sempre atento aos episódios de mudanças. Sempre dialogando com as instituições, fazendo uma vigilância de todos os normativos que inquietam o dia a dia do profissional. Atuando de forma a sempre entender o que é proposto e a fazer a intermediação necessária para que possamos implementar essas mudanças da melhor forma possível”, expressou a vice-presidente.

Em seguida, a conselheira do CFC, Ângela Dantas, ressaltou a parceria produtiva entre o CFC e a RFB, com ambas as partes trabalhando em prol de um Brasil mais transparente e consistente. “Temos uma live com muitas participações justamente pela temática. A EFD-Reinf impacta muitas pessoas, seja do setor público ou privado, então estamos aqui para escutar os especialistas da RFB sobre o tema”, reforçou a conselheira.

O debate teve início com a participação do secretário de finanças do Município de Goiânia, Vinícius Pires, que enfatizou a importância de discutir a EFD-Reinf e suas implicações no setor público, afetando todos os municípios e suas estruturas financeiras e contábeis. Pires destacou que a EFD-Reinf aprimorará o acompanhamento das retenções no âmbito das finanças e contabilidade. “Espero que todos nós possamos sair desse evento ainda mais capacitados a atuar no chão de fábrica de cada município”, disse Vinícius Pires.

Na sequência, Claudio Maia, auditor fiscal da RFB, abordou a importância da EFD-Reinf como uma nova fonte de receita para os municípios, especialmente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estendeu a retenção do imposto para os municípios. Ele explicou que a EFD-Reinf trata da retenção de IRPJ pelos Estados e Municípios, com ênfase nas mudanças na IN nº 1.234/12 e destacou a diferença entre as retenções aplicadas a entes da União Federal e Estados e Municípios.

“Nessa implantação da EFD-REINF nos identificamos a necessidade de esclarecer os órgãos públicos estaduais e municipais sobre as formas de retenção nos moldes da IN nº 1.234/12 que é um pouco diferente das demais. E essa demanda veio muito forte nos últimos meses e junto com o CFC construímos essa oportunidade hoje para nivelar o conhecimento nacionalmente”, tratou.

O auditor contou que a implantação da EFD-Reinf já está bem adiantada, e em aplicação desde setembro de 2023, e por isso, o foco da live é apenas em uma parte da EFD-Reinf, em especial a série 4000 que trata da retenção de IRPJ pelos Estados e Municípios. “Basicamente, temos que ter a atenção na base normativa, ocasionada pela alteração da IN nº 1.234/12 que foi motivada pelo STF, que atribuiu aos Estados e Municípios, suas autarquias e fundações o dever de fazer a retenção do imposto de renda e ficar com a receita desse tributo. Importante frisar que aqui são Estados e Municípios – autarquias e fundações. Diferentemente, da União Federal, Estados e Municípios – suas empresas públicas e sociedade de economia mista que não estão autorizadas a realizarem a retenção. Então, esse é um detalhe importante em se delimitar. Outro ponto de atenção é que essa retenção refere-se diretamente ao Imposto de Renda, e a IN nº 1.234 trata também de outras ordens, e a retenção se limita apenas ao Imposto de Renda”, explicou Claudio Maia.

Ele tratou da forma como é feita a escrituração dessa retenção de IRPJ, que é realizada na EFD-Reinf e detalhou que todos aqueles que devem informar a Dirf deverão fazer a EFD-Reinf. O auditor explicou as informações das séries 4000 e 2000.

Para tratar dos eventos da série 4000 e da IN nº 1.234, o analista tributário da RFB, Marzalém Alves, iniciou sua fala tratando da obrigatoriedade da retenção, em que os órgãos da administração pública direta dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, inclusive suas autarquias e fundações, são obrigados a reter na fonte o IRPJ. “Hoje a retenção é totalmente diferente, já que a retenção do imposto de renda é sobre quase tudo, como por exemplo serviços, aquisição de bens, obras e etc. Antigamente, era só sobre alguns serviços com base no decreto 1.580”, exemplificou Marzalém.

De forma detalhada, o analista também apresentou outros tópicos da EFD-Reinf, entre eles a base de cálculo e alíquotas referente a retenção e tudo o que deve ser apresentado, principalmente nos documentos fiscais fornecidos pelas empresas. Sobre o prazo para o recolhimento dos tributos, Marzalém especificou que deve ser realizado até o dia 20 do mês subsequente àquele em que tiver sido efetuado o pagamento à pessoa jurídica, conforme está discriminado no artigo 7º da IN nº 1.234/12. “O fato gerador ocorre no pagamento, então se tiver ocorrido o pagamento, tenho até o dia 20 do mês seguinte para realizar o recolhimento do IRPJ”, explicou.

Por fim, os presentes realizaram um amplo debate com as principais dúvidas dos espectadores.

👉Para assistir e acompanhar o debate na íntegra acesse o canal do YouTube do CFC e fique atualizado sobre a EFD-REINF e a retenção de IRPJ no Setor Público. Clique aqui.

👉Confira os materiais apresentados na live.

MATERIAL 1.

MATERIAL 2.

 Assista no link abaixo 👇

Link: https://youtu.be/w9hmvPQ0rJg

por CFC

- 18 de outubro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
RFB atualiza regulamentação de criptoativos para adaptá-la ao padrão internacional CARF da OCDE – IN RFB nº 2.291, de 14 de novembro de 2025

RFB atualiza regulamentação de criptoativos para adaptá-la ao padrão internacional CARF da OCDE – IN RFB nº 2.291, de 14 de novembro de 2025

A novidade é que a obrigatoriedade de prestação de informação alcança as Prestadoras de Serviço de Criptoativo domiciliadas no exterior que prestam serviços no Brasil, conforme estabelecido pela Lei nº 14.754, de 12 de dezembro de 2023, garantindo que a transparência fiscal se estenda a operações intermediadas por entidades internacionais.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...