Para apoiar os pequenos negócios, o Sebrae preparou algumas dicas valiosas para colocar em prática e faturar bem no dia 28 de novembro.
Sexta-feira, 28 de novembro. Esta é uma das datas mais esperadas para os comerciantes de todo o Brasil (e do mundo). Neste ano, a Black Friday, queridinha dos clientes e dos donos de pequenos negócios, espera movimentar mais de R$ 13,3 bilhões somente nos canais digitais, de acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM) – um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado. Diante de um volume tão grande de vendas, o Sebrae destaca que não há mais tempo a perder: é fundamental para o pequeno negócio estar no mercado digital.
“É essencial que o pequeno negócio esteja no mercado digital simplesmente porque o cliente está com o celular na mão. Hoje, a Black Friday é um evento que acontece primeiro na tela. Se você não está no digital, seja no Instagram, no WhatsApp ou numa lojinha on-line, você não está na conversa”, defende o gestor de mercado digital do Sebrae, William Almeida.
O digital te dá a chance de competir de igual para igual, sem precisar de um ponto caríssimo no shopping. É onde seu cliente pesquisa e compara antes de passar o cartão.
William Almeida, gestor de mercado digital do Sebrae
Almeida ressalta ainda que a data exige uma atenção especial por se tornar uma porta de entrada para novos clientes que poderão se fidelizar ao seu estabelecimento. “A Black Friday não é só para as grandes empresas, mas para o pequeno negócio é um momento de ouro para escoar aquele estoque que está parado e, o mais importante, conquistar clientes novos que só compram com desconto. Você faz uma venda hoje e se o serviço for bom, esse cliente fica para o ano todo. É um cartão de visitas com desconto para o seu negócio”, explica William Almeida.
Dicas
Para apoiar os pequenos negócios na preparação para a Black Friday, o Sebrae preparou algumas dicas valiosas para colocar em prática nestas últimas semanas antes do período de vendas.

Invista no WhatsApp e nas redes sociais
Com 148 milhões de usuários ativos no país, o WhatsApp é uma das principais ferramentas para chegar aos clientes. De acordo com a Pesquisa Serviço 2025 – Qualitativa e Quantitativa, do Sebrae, o aplicativo é utilizado por mais de 80% dos pequenos negócios de serviço. Outro ponto é profissionalizar a presença digital nas redes sociais, o que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas. “Comece a anunciar hoje mesmo”, incentiva o representante do Sebrae.
Selecione os produtos
Uma das questões principais para participar deste momento é ter domínio sobre o estoque, além de saber negociar bem com os fornecedores. Para o gestor de mercado digital do Sebrae, a estratégia é simplificar e focar nos produtos que deseja comercializar. “Ainda dá tempo de se planejar para vender bem na Black Friday, sim. Não complique, foque em 3 ou 4 ofertas imperdíveis e vá para cima”, diz.

Facilidades
O frete e a logística são decisivos no fechamento das compras para os clientes. De acordo com pesquisa do setor de e-commerce sobre a intenção de compras para a data, 48% das pessoas afirmaram desistir da compra devido ao frete caro. Já outros 53% preferem esperar mais para obter frete grátis. Isso mostra que, mesmo com a melhor promoção, o frete pode ser um impeditivo. “Uma opção é pensar em frete fixo ou até grátis para a sua região”, comenta William.
Mercado digital
Se o empreendedor deseja aproveitar o momento para se aprofundar nas ferramentas e possibilidades de maior faturamento por meio do e-commerce, o Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam que o pequeno negócio seja inserido no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais.
Atualmente, a instituição possui parcerias estratégicas com grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Shopee e TikTok, que facilitam o acesso dos pequenos negócios ao comércio digital, oferecendo estrutura, visibilidade e suporte técnico. Além disso, o Sebrae mantém convênio com os Correios para apoiar na digitalização dos pequenos negócios.
por Sebrae




























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