A reforma previdenciária e suas vertentes

17/06 – Tainã Baião para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*

O Ministro da Fazenda e o presidente em exercício, Michel Temer, afirmam que deve ser feita uma reforma previdenciária urgente, fixando novos limites de 65 anos para homens e mulheres para concessão de benefícios. Essa expectação já causou muita preocupação principalmente aos brasileiros na faixa etária dos 50 anos, que estão próximos de se aposentar ou já poderiam estar gozando do benefício.
Situação da Previdência
O aumento do desemprego, provocou um déficit 5,1 % nos caixas da Previdência urbana. Isso não acontecia desde 2008, pois o aumento de empregos com carteira assinada fez a partir de 2009 equilibrar as finanças da Previdência. Além do desemprego a receita está comprometida em 10% da arrecadação proveniente das empresas do Simples Nacional, pelo fechamento das mesmas ou atrasos nos pagamentos. Contabilizando, o rombo na previdência já passa dos 7 bilhões de reais.
A reforma previdenciária
Meireles diz que a reforma tem como meta uma nova idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e serão bem rígidos quanto a esta nova regra. Há ainda a unificação dos sistemas públicos e privados. E ainda, regras de transição para todos os casos e preservação dos direitos adquiridos.
Caso a reforma seja votada e aprovada pelo Congresso e Senado, o trabalhador que tiver cumprido o período de contribuição, mas ainda encontra-se trabalhando para fugir do fator previdenciário, se aposenta pela lei anterior por possuir o direito adquirido no momento.
Para os que faltam alguns anos de trabalho pelas regras atuais e a reforma estiver aprovada, caberá as regras de transição.
Para Meireles, a reforma previdenciária virá exatamente para acabar com este déficit nos próximos anos. Com o andar do sistema previdenciário, existe o grande risco de pessoas que hoje estão no mercado de trabalho, contribuindo e contando o benefício na idade de aposentadoria, a previdência não ter como pagá-los. As reformas assegurariam o benefício no futuro. “As despesas públicas são pagas pela população. E o sistema previdenciário também”, explicou. “Temos que criar uma Previdência que garanta aposentadoria para todos que têm direito”, acrescentou. Hoje, os brasileiros se aposentam, em média, com 57 anos, contra 64 da Europa.
Mudanças que podem ocorrer para quem não atingiu os requisitos mínimos   

  • Regras atuais
Aposentadoria por idade
Homens: 65 + 15 (tempo de contribuição)
Mulheres: 60+15 (tempo de contribuição)
  • Caso haja a reforma:
A idade mínima será a mesma para homens e mulheresAposentadoria por tempo de contribuição
  • Atual
Não vai existir uma idade mínima e sim um tempo de contribuição mínimo.
Homens: 35 anos
Mulheres: 30 anos
Porém não o fator previdenciário 85/95, sofre desconto previdenciário.
  • Se houver as mudanças:
Será obrigatório atingir a idade mínima para ter direito a aposentadoria.Caso já tenha atingido a idade mínima ou tempo de contribuição pelas regras atuais o direito adquirido será mantido, ou seja, poderá se aposentar sem ser afetado pelas novas regras.
O valor da aposentadoria também pode sofrer mudanças
  • Atual
Mínimo – R$ 880 (salário mínimo)
Máximo – R$ 5.189,82
Quem recebe o piso acompanha o aumento do salário mínimo
Para os que recebem mais que o piso, a compensação será feita pelo INPC
  • Com a reforma
O aumento da aposentadoria, não acompanhará o valor do salário mínimo.Contenda
Os especialistas na matéria de Previdência e Seguridade Social, tem opiniões divergentes sobre a possível reforma e as centrais sindicais são totalmente contra a criação de idade mínima para aposentadoria. Para os especialistas, reformas na previdência devem vir acompanhadas de estudos que avaliem os resultados a longo prazo, planejamento e grande debate social.
Adriano Mauss, professor de Direito Previdenciário, diz que se a proposta de unificação da idade for aprovada, o efeito mais “nefasto” será sentido pelas mulheres, que terão que esperar mais para requerer o benefício. “Principalmente as mulheres seguradas especiais, trabalhadoras rurais que teriam que esperar mais dez anos, pois hoje podem se aposentar aos 55”.
Marco Aurélio Serau Jr., professor de Direito Previdenciário, entende que a elevação da idade mínima para a aposentadoria é uma medida “inteligente” do ponto de vista atuarial e matematicamente interessante, pois o brasileiro está vivendo mais. “Entretanto, é uma medida complicada socialmente, pois a maior parte da população economicamente ativa não consegue permanecer no mercado de trabalho até os 65 anos. Isso porque tem dificuldade de manter um emprego formal, manter as contribuições ao INSS e o nível salarial até este estágio etário”, diz.
Um ponto no qual todos os especialistas concordam com o governo, é de que há de se fazer algo para a Previdência sair do buraco, se nada for feito para garantir os recursos que arcam com os benefícios, o risco de ninguém receber nada num futuro próximo é grande.
Já as centrais sindicais, CUT, UGT e Força Sindical, mantém como proposta para a previdência no Fórum da Centrais a fórmula 85/95 sem progressividade, defendem ainda o aumento da arrecadação de imposto para sanar o problema de receita do Sistema Previdenciário. E como sugestão para aumento da arrecadação, a legalização dos jogos de azar.
*Tainã Baião – Contabilista, especialista nas áreas em Legislação Previdenciária, Contabilidade Internacional e Tributária.
 

 

- 18 de junho de 2016
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Tainã Baião

Tainã Baião

Contabilista, especialista nas áreas em Legislação Previdenciária, Contabilidade Internacional e Tributária.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...