Análise do sistema tributário brasileiro e suas mudanças

Em março deste ano uma ação inédita questionou o sistema tributário no STF, mais especificamente quanto a regressividade do regime fiscal brasileiro. Em seu posicionamento foi argumentado que o atual sistema cobra proporcionalmente mais de quem ganha menos, o que aumenta a desigualdade social.
Na Constituição Federal em seu artigo 3º, são estabelecidos os objetivos fundamentais da nossa República. A construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, e a erradicação da pobreza, marginalização e desigualdades sociais e regionais estão entre esses fundamentos.
A ação pede que o STF determine que os poderes Legislativo e Executivo conduzam mudanças para trazer uma igualdade tributária a nossa sociedade.
O sistema tributário brasileiro já está sendo reanalisado para que o mesmo seja simplificado, principalmente quanto aos impostos sobre o consumo. Para Charles Alcantara, Presidente da Fenafisco, uma das autoras da ação, diz que “deve ser adotado um parâmetro de igualdade material tributária como referência para elaboração do novo texto da reforma tributária”.
Para quem acompanha as notícias sobre a reforma tributária vai perceber o foco neste momento são os impostos sobre o consumo. Em suas projeções não vem se tocando na tributação da renda e do patrimônio. Na elaboração de uma proposta de reforma constitucional tributária que resulte num sistema progressivo, deve-se também dar novas regulamentações sobre estes tipos de tributos.
A ação pede também que seja feita uma reavaliação das renúncias e desonerações tributárias concedidas. A ideia é que sejam medidos seus impactos e sua eficiência em termos de estímulo aos setores beneficiados.
O Supremo Tribunal Federal analisa muitas questões sobre a isonomia nas relações tributárias de impostos separadamente, e não de todo o sistema segundo a advogada da ação Eloísa Machado.
Bem, é fato que nosso sistema tributário pode ser melhorado, os países pertencentes a Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) tem uma média de impostos sobre o consumo de 32,4% da carga tributária, enquanto que no Brasil essa média chega a 50%.
No momento as reformas do governo estão suspensas, pois, a prioridade é a pandemia, e a retomada das propostas acontecerá somente com o fim da crise. O país precisa crescer de forma sustentável e as reformas serão peças muito importantes neste processo.
A ansiedade causada pela crise pode levar a decisões equivocadas, por isso o governo acha melhor não tocar medidas sem serem analisadas a fundo. E segundo muitos governadores estaduais o foco neste momento devem ser as pequenas, micro e médias empresas. Com a quarentena estas empresas passaram a vender menos, e consequentemente suas despesas aumentaram em termos de proporção sobre suas receitas.
O Presidente da Trevisan Escola de Negócios, VanDyck Silveira aponta que tradicionalmente estas empresas têm 27 dias de caixa para pagar suas dívidas, ele também comenta que quando as mesmas param de vender, podem quebrar mais rapidamente.
Com isso o Governo federal autorizou uma linha de crédito para micro e pequenas empresas chamado Pronampe. O objetivo da linha de crédito é dar mais fôlego para estas empresas terem capital de giro e investimentos.
Com a expansão do coronavírus o governo também precisou dar as empresas outras saídas tributárias, e tomar um posicionamento mais tolerante e realista. Ao passo que as reformas estão paradas e mudanças grandes no sistema tributário não serão implementadas tão brevemente, o governo está adotando um modelo menos agressivo e mais efetivo.
A prorrogação dos tributos do Simples, o parcelamento em 81 ou 97 meses para empresas com dívida junto a PGFN, a suspensão da impugnação ou recursos fiscais em 90 dias entre outras medidas, já mostram uma preocupação com a sobrevivência destas empresas.
De maneira geral parece que o governo está vendo que o foco é atacar também os efeitos do vírus na economia e com isso nas empresas. O Estado está reagindo, e demonstrado um fisco que não quer a quebra das empresas. A crise do coronavírus é uma das maiores da história, e isso no mundo inteiro, por isso precisamos que sejam criadas soluções objetivas para retomar o crescimento das empresas e dos empregos.

- 25 de maio de 2020
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

Balanço de seis meses do Programa Desenrola Rural resulta em R$ 6 bilhões regularizados. Nos primeiros seis meses do Desenrola Rural foram regularizados R$ 6 bilhões, referentes a mais de 268 mil inscrições, somente no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...