Apuração do complemento, ressarcimento e restituição do ICMS ST no estado do Rio Grande do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul, no final de 2020 introduziu uma grande mudança em sua legislação, alterando a IN DRP 45/98.

O capítulo IX, título I da Instrução Normativa DRP n° 45/98, de 26/10/98 (DOE 30/10/98), na seção 19 trata da apuração do ressarcimento, restituição e complemento do ICMS ST.

As alterações vieram originalmente pelas Instruções Normativas 87/2020 e 96/2020, essas duas INs trouxeram a obrigatoriedade da entrega dos Registros C180 a C186 na EFD-ICMS/IPI.

Para entender de uma maneira geral essa seção ela diz que as mercadorias recebidas com substituição tributária, podem gerar situações de ressarcimento, restituição e complemento do ICMS ST.

A compra destinada ao uso, consumo ou ativo imobilizado ficam fora dessa sistemática, já as mercadorias pelo contribuinte sujeitas a ST, onde o pagamento ocorre pela entrada no estado, podem entrar nessa sistemática.

As alterações já começaram a valer a partir de janeiro de 2021, e deixaram os contribuintes com muitas dúvidas. Isso porque o cálculo foi fortemente modificado em relação as regras existentes até 12/2020, agora em 2021 não se usa mais o valor do ICMS Presumido que vinham nos documentos de entrada, e sim usamos uma média com base na movimentação do estoque da empresa.

Com a alteração do artigo 25-A do Livro III do RICMS/RS não é mais aplicado, até 12/2020 esse artigo dava o regramento de cálculo para os contribuintes varejistas.

A empresa informará por meio dos registros C185, C380 e C480 (registros de saídas) os valores de ressarcimento, restituição ou complemento de ICMS ST. O contribuinte dentro destes registros deverá informar o motivo da restituição, ressarcimento ou complemento. O contribuinte deverá então, sempre observar a tabela 5.7 da EFD-ICMS/IPI. É muito importante se atentar aos dados declarados nas saídas, pois, é a partir deles que temos a definição se a venda gerará saldo a restituir ou a complementar.

A escrituração não se limita apenas as operações de saída, as operações de compra com ICMS ST serão declaradas no C180 da EFD-ICMS/IPI.

Após realizado o procedimento de escrituração dos documentos fiscais, com seus registros de ressarcimento, restituição e complemento a informação é toda consolidada nos registros 1250 e 1255 da EFD-ICMS/IPI. A informação é consolidada pelo código do motivo de restituição, ressarcimento ou complemento informado via tabela 5.7 dos lançamentos.

A empresa no final da apuração pelo 1250 e 1255 poderá compensar os valores encontrados com saldos do ICMS próprio se quiser.

Você pode estar se perguntando, mas, e as apurações que forem anteriores a 2021, usam a sistemática antiga de cálculo, e a resposta é sim. As Instruções Normativas 87/20 e 96/2020 eliminaram o uso dos registros 1920, 1921 e 1923 para a EFD-ICMS/IPI nestes casos.

Também deve-se atentar as mercadorias declaradas no inventário, agora, o inventário será mensal e não mais anual. O estabelecimento a partir de 01/2021 que fará essas sistemáticas de cálculo terá a obrigatoriedade de entrega do inventário mensal. Neste caso o seu sistema deverá gerar o inventário com a opção de motivo 06 – Para controle das mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária – restituição/ressarcimento/complementação.

A nova forma de apuração também exige o envio do registro H030 de informação complementar do ICMS ST. Nesse registro são declaradas as informações da substituição tributária dentro de cada item no inventário.

A empresa que não tem interesse em usar essa forma de cálculo pode optar pelo ROT ST, esta empresa então estará optando pela definitividade do imposto, e não precisará fazer a complementação do ICMS ST, e nem terá direito a restituição do mesmo. Os interessados devem sempre se atentar as datas de abertura para solicitação do ROT no estado.

Para atender a essa nova forma de apuração do ressarcimento, restituição e complemento, algumas alterações nas rotinas das empresas são necessárias. Por conta do novo regime de apuração as conferências precisam ser mais detalhadas, pois, agora estão mais complexas. Isso porque a nota fiscal de saída não vem com as informações necessárias para fazer os registros C185, C380 e C480, tudo precisa ser calculado.

Os estabelecimentos devem sempre ficar atentos as alíquotas de ICMS usadas em seu cadastro de produtos, pois, essa também é uma informação relevante ao cálculo. O sistema de cadastro de fatores de conversão de unidades de medida deve também estar atualizado. Pois, todo o cálculo deverá ser feito na mesma unidade de medida para um mesmo item. Portanto, está claro a necessidade de um cuidado especial com os cadastros de produtos.

- 31 de maio de 2021
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...