Como criar um pitch deck que faça sentido para os investidores

Quando você está prestes a criar um pitch deck para investidores, não está lançando sua startup, está lançando um investimento.

Reforçando: quando é hora de criar um pitch deck para investidores, você não está lançando sua startup, está lançando um investimento.

E arrecadar dinheiro não é um indicador de quão bem-sucedida será sua startup. Na verdade, a arrecadação de fundos quase pode ser vista como um mal necessário. Leva muito tempo, tem muitas restrições e coloca você e sua empresa em uma esteira que anda muito rápido e você não vai sair por um tempo.

Vamos encarar os fatos. Existem oportunidades de negócios que simplesmente não podem ser realizadas sem o combustível do financiamento externo.

Muitos empreendedores consideram o pitch decking para um investidor como um dever de casa que eles precisam terminar.  

 

Como fazer um pitch deck para investidores

Vou começar com alguns comportamentos a NÃO seguir.

 

Não peça a estranhos para revisar seu pitch deck

Um pitch deck é pessoal no sentido de que deve ser exclusivo para a ideia, o negócio, a empresa e a necessidade de financiamento – é diferente para cada startup.

Também é privado no sentido de que deve haver muitas informações confidenciais e sensíveis em um pitch deck. Então, se você quiser que eu lhe dê algum conselho que valha a pena seguir, eu precisaria saber informações muito confidenciais sobre o seu negócio.

 

Não crie o deck apenas para…

Lembre-se, um pitch deck é uma ferramenta de vendas. Você está tentando conseguir alguém para investir em seu sonho. Trate o campo como tal.

 

Não copie um deck existente

Não há problema em olhar para outros pitch decks e extrair qualidades como coesão, mensagem, história e organização da informação. Mas não copie nenhum modelo. A maioria dos investidores dirá a você: eles podem escolher duas empresas com as quais estão realmente entusiasmados e cujos argumentos de venda são muito diferentes.

 

Não se fixe em um slide em branco

É como olhar para uma página em branco e tentar escrever um romance. Ou tente construir uma casa com um enorme bloco de barro. Sim, você pode acertar a forma, mas não será a melhor. Primeiro você precisa de um plano.

 

Sempre comece com um padrão

Nesse caso, você precisa de um rascunho e precisa começar a escrevê-lo inserindo seções.

  • Background: é isso que é a sua startup – em poucas palavras – incluindo o posicionamento empresarial, o propósito e a missão, sempre que esta última contiver informações verídicas. Inclua uma explicação clara do problema que você está resolvendo, o escopo desse problema, o mercado que você está almejando e as dinâmicas e tendências do mercado que criam o momento certo para sua solução. Em seguida, feche esta seção com uma visão geral de sua solução em relação ao problema.
  • Oportunidade: Agora que você explicou quem você é e qual problema está resolvendo, introduza o conceito de oportunidade, e isso inclui os seguintes componentes:
  • A equipa e a sua experiência;
  • O progresso da empresa até o momento;
  • Como a startup está posicionada de forma única para atender aos vetores de crescimento do mercado detalhados na seção anterior;
  • Sua solução, em detalhes;
  • Como sua solução crescerá, inclusive mencionando a “história B” e a “história C” da startup, que são os planos que você está fazendo DEPOIS de usar todos os fundos desse crescimento.
  • Investimento: Este é um mergulho mais profundo no mercado e na influência que você tem sobre ele, é uma análise competitiva em relação ao financiamento da sua startup até o momento e o que você busca nesta nova rodada. Em seguida, inclua seus planos para novos financiamentos, pois cada centavo do investimento será gasto para trazer a solução que você descreveu na seção anterior para o mercado que acabou de detalhar. Isso requer uma análise de todos os dados financeiros de sua empresa, sua revisão histórica e modelos de previsão futuros.

 

Comece sua apresentação de investimento como uma apresentação explicativa

Geralmente os primeiros slides são imagens bem projetadas, então se transforma em slide após slide de texto listado que acaba completamente no momento mais importante: o pedido de dinheiro.

Veja como evitá-lo.

Uma das melhores ferramentas é o conceito de “deck explicativo ”.

São cerca de três ou seis slides que explicam minha empresa, ou meu produto, ou um projeto, ou uma característica dele. Se eu conseguir espremer informações complexas em um punhado de slides, tenho uma boa chance de transmitir meu ponto de vista.

Crie seu primeiro deck explicativo para descrever sua empresa e o que ela faz, depois guarde-o, escolha outra seção ou parte de uma seção e crie um deck explicativo para isso. Quando você tiver todas as suas seções bem detalhadas, junte-as e edite-as para conectá-las da maneira que desejar, mas tente manter as seções relativamente intercambiáveis.

Você provavelmente cortará ou combinará vários slides, mas mesmo que não o faça, poderá criar um apêndice. Você pode trocar slides, ou seções inteiras, do deck principal para o apêndice e vice-versa, dependendo de qual investidor você está falando e o que você acredita ser mais importante.

Dessa forma, você tem todas as informações ao seu alcance, mas não precisa apresentá-las todas de uma vez. Durante a parte de perguntas e respostas do discurso, você pode acessar um slide do apêndice que responde a uma pergunta do investidor em segundos.

 

Atualize seu deck

Depois de ter sua história principal, uma narrativa consistente com ela e um deck que converte essa história em algo aceitável, atenha-se às informações que importam nas reuniões com investidores.

Após cada rolagem, você aprenderá algo novo: algo que foi mais difícil de explicar do que deveria, algo que levou a uma conversa para a qual você não estava preparado, algo que você tem no topo e que ninguém realmente se importa.

Você fará turnos, embaralhará as cartas e terá um pitch deck que fará sentido em todas as partidas que assistir.

- 3 de janeiro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Felipe Valadão Monteiro

Felipe Valadão Monteiro

Conteudista Portal ContNews - Bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário. Advogado desde 2018.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...