Aproveitando essa semana do MEI, vamos continuar nossos artigos, apontando dicas bem objetivas, que podem ajudar de maneira bem direta o seu empreendimento.
Nesse sentido, hoje vamos analisar o tema da precificação.
Muitos empreendedores têm dificuldades de definir o preço de seu produto ou serviço, e isso pode ser determinante para ter uma empresa saudável financeiramente.
Explicando melhor
Os volumes de vendas estão aumentando, mas você não consegue lucrar? Seu produto é ótimo, mas as vendas não estão decolando? Você pode ter um problema com sua estratégia de preços.
O preço tem influência na sua lucratividade geral, bem como na posição e percepção do seu negócio no mercado. É também um dos principais fatores que não devem ser negligenciados para garantir o sucesso do seu negócio.
Sendo assim é preciso ter atenção a esses quesitos:
Calcule seus custos diretos
Os custos diretos incluem o custo das matérias-primas – que inclui os custos alfandegários, frete – bem como os custos de mão de obra direta incorridos na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço.
Calcule o custo das mercadorias vendidas ou o custo das vendas
O custo das mercadorias vendidas ou custo das vendas representa as despesas incorridas para fabricar um produto ou prestar um serviço que está pronto para ser vendido.
Uma maneira simples de calcular o custo das mercadorias vendidas é somar os custos da matéria-prima ou do produto, salários, benefícios, despesas de depreciação e despesas gerais de fabricação.
A despesa de depreciação (ou “depreciação”) refere-se ao custo de equipamentos e instalações que são usados na produção e entrega de serviços prestados aos clientes.
Revise seus preços regularmente
O mercado está em constante mudança, o que pode afetar seus objetivos e suas margens.
Sendo assim definir o orçamento anual é um bom momento para avaliar se o custo dos insumos, energia e mão de obra, juros e impostos, entre outros, aumentou.
Se você decidir aumentar seus preços, é uma boa ideia explicar pessoalmente os motivos aos clientes.
Eles não pensarão nos custos que você precisa cobrir, apenas no produto ou serviço. Explique a eles quais custos aumentaram para você e o que seu aumento reflete.
E continue a observar o que a concorrência está fazendo.
Se todo mundo está aumentando os preços, não há razão para que você não possa fazer o mesmo.
Programação Semana do MEI – Palestras para o dia 19/05/2022
Fábio Rogério (Analista Técnico do Sebrae MT)
Tema: O Bê-á-bá do Preço certo. Saiba como precificar seu Serviço
Horário: 9h30 – 10h30
Arley Carlos (Gerente de auditoria Interna do Sebrae MT)
Tema: Finanças sem “financês”. Dicas práticas de Finanças para sua empresa
Horário: 10h30 – 11h30
Camila da Costa (Analista Técnica do Sebrae MT)
Tema: Devolver dinheiro e ainda lucrar com isso, como é possível? Descomplicando o cashback
Horário: 11h30 – 12h10
Kátia Boeira (Analista do Sebrae RS – Moderadora)
André Machado (Gestor organizacional em empresas de pequeno e médio porte)
Luciana Rabello (Convidada – Pimenta Mimosa)
Mariele Bittencourt (Convidada – Mari Nunes Moda e conteúdo)
Tema: Bate papo Cuide do seu dinheiro
Horário: 14h – 15h
André Machado (Gestor organizacional em empresas de pequeno e médio porte)
Tema: Aprenda a calcular seu preço de venda e gerar lucro para seu negócio
Horário: 15h – 15h55
Nath Finanças (Administradora, empresária e criadora do canal Nath Finanças)
Tema: E aí, você sabe controlar o dinheiro do seu negócio?
Horário: 15h55 – 16h45
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