Ter exímios técnicos, as mais sofisticadas tecnologias e adotar as melhores estratégias de marketing são ótimos caminhos para o sucesso de uma empresa de contabilidade, contudo, tem um ponto que, se for negligenciado, pode colocar tudo a perder: o atendimento.
Ao contrário de um negócio do comércio, que entrega um produto, algo concreto, na prestação de serviços, como a área contábil, lidamos com um bem intangível, que está envolvido em soluções e experiências que serão decisivas para a captação e fidelização dos clientes.
A relação entre o desenvolvimento de equipes e o aumento da produtividade é sempre proporcional. E esse processo de capacitação, qualificação e atualização dos colaboradores vai muito além das questões técnicas, devendo englobar adaptação às tecnologias, aspectos comportamentais e até mesmo de gestão.
Uma das consequências da popularização da internet e do crescimento das redes sociais é o protagonismo do consumidor. Hoje ele tem voz, interage, está mais exigente e não se satisfaz apenas com uma entrega de qualidade, mas quer um atendimento ágil, eficiente e personalizado. Portanto, as equipes precisam ser treinadas para atender e encantar esse cliente.
Na área contábil, muitos empreendedores ainda acreditam que basta a excelência da escrituração, do balanço, do balancete ou da folha de pagamento. Certamente isso é fundamental, contudo, é igualmente importante construir um relacionamento contínuo com o cliente por meio de um atendimento de excelência e personalizado.
Para isso, as empresas contábeis devem entregar um serviço técnico impecável e, ao mesmo tempo, criar experiências melhores e diferenciadas para cada cliente, entendendo e criando soluções para suas dores e prestando efetivamente uma consultoria e assessoria, com a equipe totalmente alinhada a este propósito.
A formação de uma equipe de alto desempenho é baseada em colaboradores motivados, inseridos na cultura organizacional, alinhados aos valores e à missão da empresa, conscientes de seu papel e com o suporte necessário. Nesse contexto entra o líder, que deve atuar individual e coletivamente para construir uma equipe de ponta e voltada ao atendimento de excelência.
Cabe, portanto, ao líder, identificar o perfil e o potencial de natureza de cada membro da sua equipe, e quais treinamentos são importantes para potencializar suas competências e habilidades, pensando na construção de um eficaz trabalho em equipe, onde cada um sabe o seu papel, exerce com excelência e também sabe o impacto que ele terá na atuação do colega. Essa equipe, em um ambiente saudável, equilibrado e desafiador, vai certamente elevar a produtividade e viabilizar a fidelização do cliente.
Desse modo, ao lado de tecnologias e processos, as pessoas formam o tripé que embasa a trilha de sucesso para uma empresa de contabilidade, que hoje tem inúmeros desafios e precisa estar preparada internamente para enfrentá-los e superá-los.
0 comentários