Muito já se falou que a profissão contábil estará entre as atividades que deixarão de existir em um futuro próximo, contudo, posso afirmar que ao contrário dessas previsões, ela vai ganhar cada vez mais destaque e será ainda mais imprescindível.
Por muito tempo, a imagem do contador esteve atrelada a um profissional sisudo, responsável pelo recolhimento de documentos e dados, pela emissão e transmissão de guia de impostos e pela escrituração contábil de uma empresa. Talvez vem daí a previsão de que o contador está entre os profissionais que serão extintos em virtude da transformação digital.
De fato, o contador é o responsável pela burocracia e pelo envio das exigências fiscais em nome de seus clientes, contudo, essa é uma ínfima parcela realizada por ele no seu dia a dia, tendo em vista que sua verdadeira missão é dar suporte para as tomadas de decisões dos empresários.
Cada vez mais, o profissional de contabilidade tem assumido esse papel estratégico e analítico. Durante a pandemia, por exemplo, esse protagonismo ficou explícito, pois coube a ele assimilar todas as novidades, estudar as novas legislações e normas e orientar os seus clientes, evitando o fechamento de muitos pequenos negócios.
Gradualmente, vem despontando no mercado a chamada contabilidade consultiva, que se caracteriza como um novo modelo de prestação de serviços, em que o contador atua mais próximo ao seu cliente, ajudando-o a gerir o seu negócio e a alcançar as melhores performances e resultados. Nesse cenário, o repositório de dados extraídos da contabilidade é transformado em instrumento útil e assertivo para a alavancagem do negócio.
Dessa forma, o contador passa a ocupar um espaço altamente estratégico, a ser um verdadeiro parceiro do seu cliente, passa a entender as suas dores, suas necessidades e pretensões, transforma-se em um consultor para todas as horas. É quem aponta os caminhos e alternativas para que o negócio seja mais lucrativo, sustentável e assertivo.
Para isso, é preciso quebrar todas as barreiras desse relacionamento, traduzir o “contabilês”, decifrar os dados contábeis, falar o que eles significam, contar como podem ser utilizados, utilizar uma linguagem que o cliente entenda efetivamente, ou seja, criar uma verdadeira conexão.
Ao gerar cada vez mais valor para o seu cliente com seus conhecimentos e habilidades, o contador estabelece um relacionamento de confiança e passa a ser visto como um grande aliado, uma grande fonte de soluções e, por isso, tem seu papel cada dia mais valorizado. A partir daí, ele passa a ter um divulgador de seus serviços e da sua marca.
Por isso, a Contabilidade tomará cada vez mais espaço de apoiadora estratégica dos negócios, seu valor vai aumentar e não diminuir. E aquele profissional contábil que entender esse cenário, estudar e se reposicionar como contador consultivo certamente conquistará o mercado.
0 comentários