O controle financeiro pode ser definido como a parte da execução financeira que monitora o estado das finanças empresariais. Graças a ele, as empresas podem corrigir quaisquer desvios que estejam impactando seus orçamentos atribuídos.
O controle financeiro , portanto, verifica se os planos de negócios estão sendo seguidos. Caso haja desvios, irregularidades ou mudanças inesperadas, as empresas, graças às informações obtidas no controle financeiro, podem aplicar as correções necessárias.
A informação financeira é a base de qualquer negócio
A informação financeira é o pilar que sustenta qualquer estratégia de negócio. Se soubermos exatamente em que situação financeira a empresa se encontra, é possível traçar uma estratégia eficaz e obter um retorno positivo sobre o investimento ( ROI ) – é um erro fazer planos sem levar em conta a real situação financeira da empresa.
Controle financeiro como ferramenta de diagnóstico
O controle financeiro também pode ser entendido como uma ferramenta de diagnóstico, que serve para detectar e comunicar aos demais departamentos os desalinhamentos ou desvios da empresa em relação ao plano econômico geral , para então tomar as medidas corretivas mais adequadas.
Graças ao controle financeiro é possível ter uma visão global e interdepartamental da própria empresa. Por exemplo, na sequência do controlo financeiro, pode surgir que, para melhorar o equilíbrio global da empresa, seja necessário reforçar um determinado departamento (como vendas) mesmo que desta forma seja sacrificado uma percentagem do investimento previsto na produção.




























0 comentários