Entenda o pacote de medidas do governo

07/06 – Tainã Baião para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*
O novo governo do Presidente interino Temer, anunciou iniciativas que vão impactar no dólar, na inflação e no desemprego, dando um novo ânimo a investidores e empresas para 2017.
A primeira medida é a devolução de 100 bilhões ao Tesouro Nacional, que transferiu mais de 500 bilhões ao BNDES, repasses estes feitos no Governo Dilma com o objetivo que o banco aquecesse a economia aumentando os empréstimos as empresas.
Essa devolução ocorrerá de maneira parcelada, 40 bilhões no momento e o restante em duas parcelas de 30 bilhões em um ano e a última em 24 meses.
Segundo Meirelles, Ministro da Fazenda, a expectativa que esta medida gere uma economia de 7 bilhões de reais por ano no pagamento de subsídios relativos aos empréstimos do BNDES. Todavia, essa economia só acontece em anos, quando todo valor for devolvido (100 bilhões).
Os juros que o BNDES, cobram pelos empréstimos são os mais baixos do mercado, e quem paga a diferença é o Tesouro Nacional. Com a devolução do valor, o governo gasta menos com esse subsídio.
Meirelles, ainda afirma que “o BNDES possui valor suficiente em caixa para devolver os repasses feitos pelo Governo e ainda assim continuar com agente no crescimento e nas concessões de empréstimos”.
Limitar os gastos públicos
A segunda medida, é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que irá limitar os gastos público. Esta proposta se assemelha a “reforma fiscal”, proposta feita pelo governo Dilma. Como medida de limitação, o gasto anual público não poderá ultrapassar a inflação do ano anterior, com isso evita-se o crescimento das despesas acima da inflação. Para Temer, é a melhor maneira de lidar com o aumento insustentável das despesas e, ainda assim, manter a liberdade do Congresso para definir o crescimento do gasto público.
Caso a PEC seja aprovada, os recursos mínimos para as áreas de saúde e educação, sofrerá aumento de acordo com a inflação e tendo como base o valor mínimo de 2016. Isso não quer dizer que não haja a possibilidade de aumento dos gastos destas áreas. A medida valerá para todos os gastos, no orçamento geral. Então, se uma área gasta menos, abaixo do limite, há a possibilidade de sobrar para gastar mais em outra área.
“De acordo com o ministro da Fazenda, essa proposta pressupõe “um grande conjunto de mudanças nas despesas obrigatórias visando compatibilizá-las” às novas regras. “O que decidimos é já fixar o teto. Para que todos possam saber o que é o crescimento das despesas públicas nos próximos anos”, disse Meirelles.
Se aprovada pelo Congresso, a vigência será de caráter permanente e não temporária.
Fundo Soberano
O Fundo Soberano, foi criado em 2008 com a sobra do superávit primário ou economia para pagamento de juros da dívida e com royalties do petróleo. Temer, propõe a extinção deste fundo e o resgate dos recursos para diminuir a dívida do país. Este recurso, hoje, gira em torno de 2 bilhões de reais.
Este valor está aplicado em títulos públicos e papéis do Banco do Brasil, para resgate do fundo soberano, precisa haver a venda dos mesmos. Segundo Meirelles, não se faz necessária criação de nova lei para o resgate, todavia o processo de venda deve ser feito com cautela, objetivando maior lucro na venda.
 
Lei das Estatais
A outra medida, é um projeto que já se encontra no Congresso Nacional sobre a governança dos fundos de pensão e estatais. A Lei das Estatais, já está aprovada pelo Senado, e encontra-se nas mãos do Congresso Nacional. Temer, quer que o Legislativo priorize a votação deste texto. “O projeto visa introduzir critérios rígidos para nomeação de dirigentes dos fundos e das empresas estatais. É uma regra tecnicamente correta, porque teremos a meritocracia funcionando. As pessoas que vão para esses fundos serão tecnicamente preparadas. São regras que vão preparando o País para o futuro. Estabelecem um mecanismo que implicará na alocação eficiente de centenas de milhões de reais nessas instituições. Se houver concordância do Executivo e do Legislativo, devemos levar esse projeto adiante”, explicou Temer.
Há ainda, a reforma previdenciária, que vem sendo muito discutida entre as Centrais Sindicais e o Governo.
Para os líderes da Câmara e do Senado, essas medidas terão resistências para serem aprovadas. Principalmente o teto dos gastos públicos e a reforma previdenciária, que deverão passar por discussões e mudanças para que ocorra a aprovação.
*Tainã Baião – Contabilista, especialista nas áreas em Legislação Previdenciária, Contabilidade Internacional e Tributária.
- 8 de junho de 2016
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Tainã Baião

Tainã Baião

Contabilista, especialista nas áreas em Legislação Previdenciária, Contabilidade Internacional e Tributária.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...